Alunos de unidades escolares de Paripe plantam árvores para evitar aquecimento global

27 de dez de 2018 - Jornalismo

Cultivar uma vida saudável e cuidar da natureza é o lema da Escola Municipal Fernando Presídio e da Creche e Pré Escola Primeiro Passo Tubarão, situados em Paripe. E no dia 14 de dezembro, as unidades escolares realizaram o plantio de 20 mudas de árvores, através de uma parceria entre a Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) e a Secretaria Municipal de Educação (Smed). A ação foi realizada com apoio de técnicos da Plant-for-the-Planet que atuaram junto com professores, alunos e toda comunidade escolar.

A Plant-for-the-Planet é um projeto alemão que tem como objetivo incentivar as crianças em todos os países a plantar árvores para neutralizar emissões de dióxido de carbono (CO2) – um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. “Esse projeto está sendo executado em todo o mundo. Nossa intenção é que as crianças e adolescentes tornem-se ativos Embaixadores da Justiça Climática, transmitindo seu conhecimento e encorajando outras crianças e adolescentes a serem socialmente responsáveis e a moldarem seu futuro incentivando aos adultos a também pensarem verde”, ressaltou Rafael Copello, educador ambiental do projeto.

O projeto Plant-for-the-Planet começou em 2007 através de um trabalho escolar feito por uma criança alemã de apenas nove anos de idade, Felix Finkbeiner, e se tornou um movimento global com uma meta ambiciosa: combater a crise climática plantando árvores pelo mundo. “Os técnicos do projeto Plant-for-the-Planet realizaram na escola uma oficina de como fazer o plantio dessas árvores e de como cuidar das plantas e da natureza. Nós já temos um trabalho desse aqui na unidade de sermos uma escola sustentável e recebemos essa parceria de braços abertos, as crianças adoraram a ideia do plantio e hoje estamos aqui para realizar essa ação,” explicou a chefe de secretaria da Escola Municipal Fernando Presídio, Rejane Ribeiro.

As crianças da creche foram, em grupos, participar do plantio de árvores frutíferas – mangueira, cajá, araçá e jabuticaba – no espaço da escola, colocando a muda no lugar que foi cavado, terra ou ainda molhando as mudas já plantadas. Todo trabalho foi acompanhado pela equipe da Secis que preparou o espaço para o plantio. “Nosso trabalho aqui basicamente é esse, preparar todo terreno para que as mudas sejam plantadas devidamente. Esse terreno estava abandonado e as pessoas jogavam lixo. Com isso, a direção da escola nos procurou falando do desejo da comunidade escolar de transformar esse espaço e imediatamente atendemos ao pedido. Incentivar essas crianças a cuidarem do meio ambiente faz parte de nosso trabalho”, disse André Fraga, secretário da Secis.

Mais de sessenta alunos participaram da atividade. O estudante Everton da Silva de Sales, de 11 anos, aluno do quinto ano da escola Fernando Presídio, já aprendeu a lição. “Temos que cuidar da natureza, evitar o desmatamento e preservar o meio ambiente, lá em casa já ensinei a minha família como cuidar da natureza”.