Alunos do CMEI Santa Mônica lançam o livro “Iguais, ainda que diferentes”

20 de nov de 2018 - Jornalismo

Como parte das comemorações pelo mês da Consciência Negra, professoras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Mônica desenvolveram um projeto especial voltado para os alunos do grupo 2: a criação de um livro, intitulado “Iguais, ainda que diferentes”, a partir de histórias individuais e coletivas criadas pelos alunos das turmas A, B e C.

A tarde de autógrafos foi realizada nesta segunda-feira (19) e na oportunidade, os familiares presentes puderam levar um exemplar pra casa. O objetivo da atividade foi perceber como as crianças lidam com as diferenças humanas, como sinaliza a gestora da instituição, Iracema Nery. “As professoras das três turmas tiveram a ideia de criar o livro para perceber como essas crianças encaram os coleguinhas com diferentes características e ao mesmo tempo, despertar o imaginário delas. Como é o grupo 2, e eles ainda são muito pequenos, eles criaram as historinhas, e as docentes fizeram o registro, a produção dos desenhos e a impressão do material”, explica.

O projeto foi desenvolvido pelas professoras Hosana Nonato do grupo 2A, Diele Morais do 2B e Marcia Peralva, do grupo 2C e as histórias foram verbalizadas pelos alunos nas rodas de conversa realizadas nas salas de aula. “As crianças foram falando as historias que eles imaginavam, e a partir disso tivemos a ideia de fazer o livrinho com as produções deles. Não são histórias mirabolantes, obviamente, mas é o que eles externaram enquanto pensamento infantil. No material, fizemos questão de manter a história exatamente tudo da forma que eles falaram. Uns produziram mais, outros menos, mas com isso, valorizamos a fase de cada um e ao mesmo tempo estimulamos a criatividade e a organização do pensamento delas”, Hosana Nonato.

O evento começou com a declamação da poesia de Fernando Pessoa, “Do seu longínquo reino cor-de-rosa”, que fala sobre a pureza da criança. Em seguida, os alunos da turma A encenaram uma das histórias criadas por eles, simulando brincadeiras no parquinho. Já as crianças das turmas B e C, cantaram a música “Normal é ser Diferente”, uma composição de Jair Oliveira e Tania Khallil, que fazem parte do CD Grandes Pequeninos.

A professora Márcia Peralva, da turma C, enfatiza que ao longo do projeto, ficou claro que as crianças lidam e respeitam as diferenças, sejam elas quais forem. “Ainda que tenham apenas 2 ou 3 anos, eles não diferem um coleguinha do outro em razão de cor, deficiência física, ou qualquer outra. Com isso, percebemos que nós, os adultos, podemos incentivar para que isso permaneça ao longo da vida”, destaca.

Ela ressalta ainda que a intenção é levar o projeto para todas as turmas do CMEI. “Começamos com o grupo 2, mas nosso intuito é realizar esse projeto em todas as turmas, até mesmo para notar o desenvolvimento deles e para que cheguem no ensino fundamental com o pensamento já estruturado”, finaliza. Ao final do evento, os alunos-escritores fizeram uma simulação de autógrafo nas páginas finais do livro.

Fotos: André Carvalho/Ascom/Smed/PMS