Alunos municipais na luta contra a dengue

14 de ago de 2009 - dev

“Vamos combater a dengue e espantar de uma vez por todas o mosquito Aedes Aegypti”. Esse é o refrão preferido dos alunos da Escola Municipal Zulmira Torres. E, se depender da iniciativa deles, o Nordeste de Amaralina está livre de uma possível epidemia. Hoje (14), durante todo o dia, os estudantes se mobilizaram para promover mais uma ação com objetivo de fortalecer a campanha de combate a essa doença que atinge diversas cidades do país.

O grupo de teatro da escola estrelou a peça Dengo – A Batalha, que conta a história de um grupo de amigos do garotinho Dengo, que havia contraído a dengue no dia do seu aniversário. Eles se reúnem para uma grande batalha contra o causador da doença de seu companheiro.

Além da peça, há três meses os estudantes estão em treinamento para que atuem como Agentes Mirins de Saúde, levando para as suas comunidades orientações sobre combate ao mosquito Aedes Aegypti. Esse trabalho faz parte de uma campanha de parceria entre as secretarias municipais da Educação (Secult) e da Saúde (SMS), que vão capacitar, até o fim do ano, mais de 10 mil alunos do Ensino Fundamental.

Munidos de kits informativos e identificados com boné, crachá e uniforme escolar, cada agente terá a missão de visitar, no mínimo, 20 residências e promover um diálogo capaz de sensibilizar as pessoas para o combate a essa doença que vem afetando diversas cidades do país.