Alunos municipais premiados em concurso de Cordel Ambiental

30 de nov de 2011 - dev

Enquanto aguardavam ansiosos o resultado do III Concurso de Cordel Ambiental, os alunos de oito escolas da rede municipal de ensino subiram no palco para apresentar cordéis, contar piadas e cantar músicas. A premiação aconteceu nesta quarta-feira (30), no Teatro Diplomata, em Patamares.

Os estudantes lotaram o espaço e se divertiram com a apresentação de artistas que mostraram um pouco da cultura regional com a leitura de cordéis e muito forró. O evento contou com a presença do prefeito João Henrique e da coordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), Gilmária Cunha, que entregaram os prêmios aos vencedores.

A Escola Municipal Madre Helena Irmãos Kennedy, em Pernambués, teve dois ganhadores. Os cordéis que venceram em primeiro lugar foram do aluno Arnaldo Santos e da professora Tueldy e Silva de Jesus. “Ano passado eu não participei do concurso porque meu texto não tinha rima, agora consegui fazer um cordel abordando a reciclagem, o desmatamento e a poluição”, conta Arnaldo.

O concurso que contou com a participação de seis mil alunos, teve como objetivo promover e estimular a consciência crítica dos estudantes para o tema “Meio Ambiente”. Os 10 melhores trabalhos foram premiados com notebooks e os textos serão publicados na Coletânea “Cordel Ambiental.”

“O tema foi bastante apropriado, a questão ambiental tem que ser trabalhada desde a infância para que as crianças despertem a preocupação com o meio ambiente. Além do aspecto cultural que foi abordado com a literatura de cordel, tão importante para o Nordeste”, ressaltou o prefeito.

O aluno da Escola Municipal Fazenda Coutos, Lázaro Santana, 12 anos, que ganhou um dos prêmios, construiu o texto junto com seu irmão gêmeo Maurício, e fizeram uma grande pesquisa sobre o tema. “Para fazer o cordel pesquisamos em jornais e revistas sobre a preservação do meio ambiente e o que encontramos foi destruição e acidentes que agridem nosso planeta como o da usina nuclear de Fukushima e o recente vazamento de óleo no Rio de Janeiro”, explicaram.

A lista dos vencedores está no site da Secult (www.secult.salvador.com.br)

Confira os vencedores:

Aluno:
Categoria 1 (4º ao 6º ano)
1º lugar – Arnaldo dos Santos (Municipal Madre Helena Irmãos Kennedy)
2º lugar – Leila Ferreira dos Santos (Municipal Professor Italo Gaudenzi)
3º lugar – Iuri Santos Cardoso (Municipal Casa da Amizade)

Categoria 2 (7º ao 9º ano)
1º lugar – Lavínia Nascimento (Municipal Adauto Pereira De Souza)
2º lugar – Geissiane Santana Silva (Municipal de Periperi)
3º lugar – Lázaro Vinicius Santana (Municipal de Fazenda Coutos)

Categoria Segmento da Educação de Jovens e Adultos (Seja)