Alunos participam de homenagem ao Dia da Consciência Negra

19 de nov de 2012 - dev

Percepção crítica, dança, teatro e pintura. Estes foram alguns dos componentes que não faltaram aos mais de 900 estudantes da Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, nesta segunda-feira (19), em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). O evento tem como objetivo conscientizar os jovens sobre o preconceito histórico sofrido pelos afrodescendentes.

Entre os atores e dançarinos que se apresentaram, quem se destacou foi o estudante do 8º ano, Jean Nobre, 16 anos. Ele foi o idealizador e produtor de toda apresentação teatral realizada no período da manhã. Incentivado pelos professores, Jean buscou literaturas afro-brasileiras na biblioteca da escola e baseou sua peça nos livros “Canto negro” e “Zumbi: o último herói dos palmares”.

“O que me chamou a atenção quando li estas obras para construir o roteiro da apresentação foi exatamente a alegria dos escravos quando conseguiam chegar aos quilombos, mesmo depois de sofrer na luta por sua liberdade, pois lá eles encontravam seus semelhantes e festejavam com suas danças e músicas”, confessa Jean, ressaltando que “apesar de estarmos comemorando esta data importante para os afrodescendentes com alegria, não podemos esquecer como eles sofreram para que pudéssemos estar aqui hoje falando sobre a sua história, que também é nossa”.

Os alunos também participaram de uma oficina de pintura, intitulada “Símbolos e Signos da Cultura Afro-brasileira”, ministrada pelo professor de Vertentes Religiosas, Nilson Patrício. “Esta atividade busca o respeito e a tolerância dos alunos com as diversas religiões e culturas que estamos retratando, trazendo assim um maior conhecimento sobre elas”, explica.