Alunos plantam flores em comemoração ao mês das mães

21 de maio de 2014 - dev

A confraternização do Dia das Mães da Escola Municipal Hercília Moreira teve lírios, violetas, margaridas e cravos. Mas, ao invés de se tornarem presentes para as mães, as flores foram plantadas no novo jardim da escola. A ação foi realizada em parceria com o Bairro-Escola Rio Vermelho, que convidou os Canteiros Coletivos.

Alunos da Educação Infantil até o 5º ano, professores e parceiros da escola doaram mudas de plantas. Geraldo Amaral, técnico em meio ambiente e pai de André Luiz Amaral, estudante do 5º ano e Iara Lopes, dos Canteiros Coletivos, auxiliaram as crianças com o plantio. Orientações sobre manuseio de terra, a melhor forma de plantar e de regar foram compartilhadas com os estudantes.

“Tínhamos esse projeto e esse desejo de cultivar um jardim na escola, os alunos e professores doaram algumas mudas e achamos oportuno que nessa homenagem ao Dia das Mães, fosse feito esse trabalho em parceria com a escola, família e comunidade”, disse Eliana Argôlo, coordenadora pedagógica da escola.

“É sempre importante debater com as crianças a importância da natureza, da preservação, do cuidado. E nada mais interessante do que essas atividades práticas, que eles colocam a mão na massa”, avaliou Geraldo Amaral. “Além de proporcionar bem estar e beleza para o ambiente, o cultivo é interessante porque traz uma umidade e melhora o clima, além de ser uma recreação bastante educativa para as crianças”, disse.

Iara Lopes explicou que a criação de um jardim não é útil apenas por deixar o ambiente mais bonito e agradável, mas que também tem um caráter pedagógico. “Essas atividades mostram às crianças que elas são capazes de fazer alguma coisa, de ocupar os espaços perto das suas casas. Além de incentivar o cuidado com a natureza”, disse.