Alunos recebem certificado de Programa de Resistência às drogas

03 de dez de 2009 - dev

Muita animação marcou a solenidade de entrega dos certificados de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Os alunos do 5º ano das escolas municipais Professora Olga Mettig, Darcy Ribeiro e Professor Ítalo Gaudenzi, participaram ativamente do evento, cantando e aplaudindo os educadores a todo momento. A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (3), no pátio da Escola Municipal Professora Olga Mettig, em Fazenda Coutos, e contou com a participação de mais de 100 alunos, além dos pais e educadores da região.

O Capitão da PM, Eduardo da Costa Santos, parabenizou os alunos e falou da importância de trabalhar com as crianças a temática da violência, para que eles consigam se prevenir e resistir às drogas. Já professora da Municipal Darcy Ribeiro, Monique Correia, incentivou os alunos a valorizarem a cultura da paz, os estudos e a buscarem um trabalho digno no futuro. “Vocês foram presenteados, agraciados com esse treinamento que vocês receberam”, afirmou a professora.

“PROERD é um programa, PROERD é a solução, lutando contra as drogas, ensinando a dizer não. Adorei o PROERD”, declarou a aluna Juliana de Jesus, lendo a redação que produziu durante o desenvolvimento das atividades do programa. A aluna Daniele Jesus da Silva, da Professora Olga Mettig, e o aluno Diego Conceição, da Ítalo Gaudenzi, também leram a redação que produziram sobre o programa.

O soldado PM Sena, que tem curso de formação na área e responsável pela educação de mais de 1400 crianças, fez com as crianças o juramento de resistência às drogas e foi parabenizado pelo seu trabalho.

“Eu sempre enfatizo que não sou professor, sou da PM e estou na sala para um bate-papo, para passar e trocar informações sobre drogas e violências para essas crianças”, disse o soldado, afirmando que apesar das dificuldades é muito prazeroso contribuir com a formação dos jovens desse país.

Curso

O PROERD é uma parceria da rede com a Polícia Militar e o curso, ministrado por policiais militares, tem duração de três meses. Noções de cidadania, valores sociais e comunitários são alguns dos temas expostos aos estudantes. Em 2009 mais de 80 escolas estão sendo beneficiadas e o programa deve formar mais de oito mil alunos em Salvador.

Desde 2003 o programa atua no município e, até o ano passado, o Proerd já havia atendido a pelo menos 148 unidades da rede pública, o que significa quase 17 mil estudantes participando do programa.