Alunos recebem prêmio de Concurso de Redação

18 de nov de 2010 - dev

Muita satisfação e emoção marcaram a manhã desta quinta-feira (18) a solenidade de premiação do I Concurso de Redação com a temática “Qualidade de Vida para Pessoas com Doença Falciforme”, voltada para os estudantes da Rede Municipal de Ensino, realizada na Universidade Virtual UNOPAR, bairro de Brotas.

Cerca de 200 alunos das Municipais Centro Comunitário Frei Leônidas Menezes, João XXIII e Durval Pinheiro, além de professores, gestores, e coordenadores estiveram presentes e conhecerem os três primeiros lugares do concurso, realizado pela Associação Baiana de Pessoas com Doenças Falciforme (ABADFAL), que foram premiados com computador (1º), DVD (2º) e MP4 (3º lugar).

O concurso, que foi idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com as parcerias da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e da (ABADFAL), que, através da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap), mobilizou a rede e proporcionou aos alunos uma jornada de conhecimentos sobre a doença.

A coordenadora do Programa Doença Falciforme da Secretaria Municipal de Saúde, Cândida Queiroz, o coordenador geral da ABADFAL, Altair Lira e Manoel Calazans, coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult e representante do Secretário da Educação no evento, comporam a mesa e falaram sobre a imensa alegria da realização desse trabalho e dos resultados super positivos para a educação na Rede Municipal.

“Tenho certeza que hoje podemos ver em vocês grandes mensageiros que poderão defender o direito e evitar preconceitos contra crianças que tenham a doença”, disse Altair. Já Cândida explicou que tudo começou com a elaboração de uma cartilha, com distribuição de 10 mil exemplares, que explicava e orientava sobre a Anemia Falciforme e que foram entregues nas escolas e em comunidades.

“Devido à comemoração Nacional dos 100 anos de diagnóstico da patologia, os órgãos mais uma vez se uniram e começaram a promover no mês de agosto, o I Concurso de Redação voltado ao assunto, o primeiro no Brasil” completou a Coordenadora do Programa da Secretaria Municipal de Saúde.

Manoel Calazans agradeceu a todos que participaram e acrescentou que esses concursos possibilitam as unidades escolares discutirem temas muitas vezes desconhecidos pela comunidade. “Dessa forma podemos possibilitar que as pessoas descubram e previnam certas patologias”, ressaltou.

Manoel disse ainda que ao escreverem um texto, os alunos se expõem e mostram toda essência e conhecimento aos demais. “O resultado desta ação mostra que vocês aprenderam e com certeza irão nos ajudar a materializar todo esse trabalho de alerta, prevenção e conscientização. Estou muito feliz e satisfeito com vocês e com as conseqüências desse trabalho”, reforçou.
Ao final dos discursos, os alunos ganhadores foram à frente receber seus prêmios entregues por Cândida, Altair e Manoel, que fez a entrega do Computador ao aluno vencedor do 1º lugar, Jerônimo Reis dos Santos, 10 anos, estudante do 4º ano do ensino Fundamental da Escola Municipal Durval Pinheiro.

“Achei uma ótima oportunidade, já que dessa forma eu poderia colocar em um papel o que me foi passado em sala, sem contar a importância de ter o conhecimento sobre a doença, o que ajuda a desfazemos certos preconceitos e podermos passar aos familiares e amigos, ajudando outras pessoas”, disse Jerônimo radiante.

Conheça os premiados:

1º lugar – Jerônimo Santos
Aluno do 4º ano da Escola Municipal Escola Municipal Durval Pinheiro
CRE Suburbio I
(Prêmio – Computador)

2º lugar – Dêivide Santos Almeida
Aluno do 5º ano da Escola Municipal João XXIII
CRE Centro.
(Prêmio – DVD)

3º lugar – Kelly Conceição de Jesus
Aluna do 5º ano da Escola Municipal Centro Comunitário Frei Leonidas Menezes – CRE Cabula
(Prêmio – MP4)