Alunos são protagonistas de aula cultural em trem modernizado

06 de nov de 2007 - dev

Durante a primeira viagem do trem modernizado pela Prefeitura e a inauguração da Central de Atendimento ao Cliente (CAC), alunos da rede municipal de ensino participarão de uma viagem à cultura, com diversas performances durante o trajeto e no final do percurso. No dia 07 de novembro, a partir de 9h00, os alunos serão protagonistas em apresentações de fanfarras, cordéis e coral, além de uma paródia tendo com tema a conservação da água. O evento contará com a presença do prefeito João Henrique e do subsecretário municipal de Educação e Cultura, Cláudio Silva.

Cerca de 300 alunos participam das atividades. Dentre eles, integrantes da Fanfarra da Escola Municipal Dona Arlete Magalhães, cuja apresentação ocorrerá na Estação da Calçada. Na primeira parada (Estação do Lobato), embarcam no trem alunos da Escola Municipal Climério Oliveira. Na Estação de Plataforma, a comunidade local e estudantes da Escola Municipal de Plataforma realizam uma apresentação sobre a importância da conservação da água. Os alunos da Escola Cid Passos embarcam na penúltima estação, Coutos. Já no destino final, Estação de Paripe, serão realizadas diversas apresentações culturais.

Em 2006 e no início deste ano, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, a Fundação Gregório de Mattos e a Emtursa realizaram o Projeto Estação da Cultura, levando aos domingos centenas de alunos para as viagens de trem, além da realização de apresentações culturais nas estações e durante as viagens.

Trem modernizado

O transporte ferroviário de Salvador será reforçado com a entrada em operação do segundo trem modernizado pela Prefeitura. O veículo foi submetido a testes nas últimas semanas e realizará a sua viagem inaugural na próxima quarta-feira (dia 7), beneficiando cerca de 15 mil passageiros que fazem diariamente o roteiro entre os bairros de Calçada e Paripe, no subúrbio da capital.

O sistema funciona hoje com quatro trens, sendo que dois em operação (um dos quais modernizado) e dois na reserva. A partir de quarta-feira, portanto, serão dois trens modernizados em atividade, cada um com capacidade para transportar 600 pessoas por viagem, e outros três, mais antigos, na reserva.