Ampla participação marca Conferência Municipal de Educação de Salvador

10 de nov de 2023 - Jornalismo

Educadores, pesquisadores, representantes do Secretaria Municipal da Educação, Conselhos Municipal de Educação, Conselho de Acompanhamento e Controle Social – CACS Fundeb, Fórum Estadual de Educação da Bahia, profissionais e trabalhadores de educação de instituições de ensino pública, comunitária e privadas, fóruns e movimentos sociais, alunos e pais, reuniram-se, nos dias 7 e 8 de novembro, na Conferência Municipal de Educação Extraordinária de Salvador (Comed) para discutir políticas públicas educacionais visando a análise e sugestão de diretrizes e estratégias para a futuro Plano Nacional de Educação (PNE).

Organizado pela Comissão Local de Organização da Conferência, com o suporte e apoio da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e do Conselho Municipal de Educação de Salvador (CME), o evento é uma das etapas preparatórias da Conferência Nacional de Educação Extraordinária (Conae), edição 2024, cuja temática norteadora dos trabalhos é “Plano Nacional de Educação (2024 – 2034): política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social de desenvolvimento socioambiental”.

Durante a Conferência, foram discutidos os eixos temáticos constantes no documento-referência, elaborado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), com proposição de emendas ao texto. A Comae também foi marcada pela eleição dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Educação da Bahia 2023 (Coeed-BA).

“O objetivo final de todo esse processo construído de forma democrática e representativa é contribuir para a desenvolvimento do país, ao discutir e propor políticas públicas educacionais, que estarão refletidas no Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024 – 2034. É um trabalho fundamental, que subsidiará a elaboração do Plano Municipal de Educação”, diz Misia Pontes de Almeida Sousa, presidente da Comissão Local.

Ela destaca, ainda, a importância da eleição dos nove delegados que participarão da Conferência Estadual. “São representantes legítimos da educação municipal, que levarão e defenderão as nossas contribuições para a educação no país.” A delegação é composta por representantes da Comissão Local de Organização da Comed, dos conselhos Municipal da Educação (CME) e de Acompanhamento e Controle Social (CACS Fundeb), do Sindicato de Profissionais e Trabalhadores da Educação da Rede Pública Municipal, movimentos sociais, gestores, trabalhadores e funcionários da educação, das escolas comunitárias, além de um representante das modalidades da Educação Básica (Indígena, Quilombola, do Campo, Especial e de Jovens e Adultos). A Coeed-BA será nos dias 4 e 5 de dezembro, em Salvador, e a Conae ocorrerá de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF).

Fotos: Otávio Santos/Ascom/Smed