Aniversário da cidade- Lançamento da Agenda Viva Salvador

09 de mar de 2006 - dev

A partir de hoje (dia 9), soteropolitanos e visitantes contam com uma programação mais diversificada, com atividades artísticas e culturais, em diversos bairros da cidade. Uma programação cultural para celebrar o mês de aniversário da cidade. A agenda Viva Salvador foi apresentada à sociedade na manhã de hoje, na Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, no Pelourinho e traz dezenas de shows, conferências, oficinas, exposições, eventos literários, exibição de vídeos e filmes. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o patrocínio da Petrobras.

O secretário municipal de Governo, João Carlos Cavalcanti, representou o prefeito no lançamento dirigido pelo presidente da FGM, Paulo Costa Lima, e que teve a participação de secretários municipais, professores pesquisadores, músicos do samba de roda de Cachoeira. Este ano, o tema escolhido para a comemoração dos 457 anos da cidade é o samba de roda, considerado patrimônio da Humanidade pela Unesco. São doze grupos de samba do Recôncavo, que se revezam, visitando os bairros de Salvador durante o dia e se encontrando na Praça Thomé de Souza no pôr-do-sol.

No dia 29, data do aniversário, os diversos grupos do Recôncavo e da capital vão fazer uma performance itinerante em 60 pontos da cidade. “No total, 14 grupos do interior visitarão a capital, interagindo com sambadores de bairros como Engenho Velho de Brotas e da Federação, Escada, Engomadeira, Liberdade, Uruguai, Garcia, entre outros, em uma perspectiva de enriquecimento e intercâmbio mútuo”, destaca Paulo Lima.

Outras importantes realizações acontecerão neste mês na cidade, como a reinauguração do Forte São Marcelo, que abrigará museu e midiateca, além da reabertura do Plano Inclinado Pilar.

Durante o seu pronunciamento, o subsecretário municipal de Educação e Cultura, Weslen Moreira, ressaltou as ações do Projeto Declaro Meu Amor a Salvador, constituído de uma série de ações de unidades da rede municipal de ensino em homenagem à cidade. No dia 28 de março, às 9 horas, por exemplo, alunos de 22 escolas e cinco fanfarras realizarão um desfile no Dique do Tororó.

Festival cultural
Hoje, no lançamento da agenda Viva Salvador, elaborada em parceria com instituições, grupos comunitários e artistas, a homenagem ao samba ficou por conta do doutor em etnomusicologia da Universidade Federal de Pernambuco, professor Carlos Sandroni, que discorreu sobre o samba de roda como patrimônio cultural brasileiro e obra prima do patrimônio imaterial da humanidade. Para o professor Paulo Lima, o evento já pode ser considerado como um festival e contribui para a construção da Rede Municipal de Cultura organizada pela FGM. Esta reunirá diversos agentes do processo cultural dos bairros da cidade, voltada para o estímulo e divulgação do trabalho de artistas individuais, grupos comunitários e entidades culturais.

“Tudo isso feito de forma coletiva, um samba de participação popular, que mostra a relação delicada entre cultura e povo. E nós precisamos fazer desses eventos coletivos, eventos de união e valorização da nossa tradição”, disse Lima. O secretário de Governo, João Cavalcanti, lembrou da sua infância no interior da Bahia, em São Félix, marcada pelo samba de roda. “Conheço o samba desde menino e fico muito feliz com essa homenagem. Agradeço a todos que contribuíram neste grande evento”, afirmou.

Na programação constam, também, a realização de painéis, encontros com lideranças culturais, festivais temáticos de repente e poesia, street dance e break dance, fanfarras e bandas. Haverá, ainda, apresentações de instrumentistas baianos, com convidados ligados ao samba, exibição de filmes na Praça Thomé de Souza, exposições no Museu da Cidade, shopping Iguatemi e aeroporto Luis Eduardo Magalhães.

No dia 23 será lançada, como parte das comemorações, a revista “Cidade da Bahia”, publicação oficial da Fundação Gregório de Mattos e o livreto “No coração da cidade”, que documenta a história e atividades culturais do bairro de Itapuã. Apenas para alguns eventos será cobrada uma pequena taxa, mas a maioria deles possui entrada franca. A população pode adquirir o folder informativo, com toda a programação detalhada até o dia 31 de março, nas instituições administradas pela Fundação Gregório de Mattos (museus, teatros, etc) e nas entidades parceiras.