Ano letivo 2024 traz novidades para alunos da Rede Municipal

20 de fev de 2024 - Jornalismo

Na segunda-feira (19), o movimento foi intenso nas salas de aula das escolas da rede municipal de ensino de Salvador para o início do ano letivo de 2024. No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Yolanda Pires, em Fazenda Grande do Retiro, muitos dos pequenos alunos e alunas estavam tendo contato pela primeira vez com o ambiente escolar.

É o caso do pequeno Luan das Neves, 2 anos, que está estreando na escola, no Grupo II. A mãe, a esteticista Daiana Neves, 26 anos, parecia nervosa ao deixá-lo pela primeira vez na sala de aula. “Coração de mãe é assim mesmo, principalmente que é tudo novo. Mas sei que o lugar é confiável, aqui estará bem cuidado, desenvolvendo habilidades, interagindo com outras crianças. Essa fase é de adaptação, mas o pessoal da escola é maravilhoso. Mesmo ansiosa, sei que vai ser um ano letivo muito bom, tenho muitas boas referências dessa escola”, disse Daiana, que mora no bairro São Caetano.

Já a pequena Maria Beatriz Coutinho, de 4 anos, já é veterana do Cmei – no ano passado ficou em tempo integral e, este ano, estará na unidade apenas no turno matutino. Acompanhada pela mãe, a operadora de caixa Fabiane Coutinho, 24 anos, a pequena chorou um pouco ao ser deixada na sala de aula, comportamento considerado normal pelos educadores que a receberam. “É o primeiro dia, é assim mesmo. Aqui o ensino é maravilhoso, logo ela se acostuma. Deixo e fico tranquila para trabalhar. Este ano, vou conseguir ficar com ela em casa na parte da tarde”, afirmou a jovem mãe.

A unidade, que atende 250 alunos em regime de meio turno (vespertino e matutino) e também na modalidade integral, foi totalmente revitalizada em 2020, com ampliação e modernização do todo espaço físico. Segundo a gestora da unidade há 16 anos, Cláudia Regina Santos, é natural que os alunos só comecem a frequentar a unidade na semana seguinte ao início oficial do ano letivo – em 2024, foi na última quinta-feira (15).

“Tivemos poucos alunos na quinta e sexta-feira passadas, mas hoje a frequência já está razoável. Nossa expectativa é ter a escola cheia até o final de semana. Muitas mães e pais ansiosos, e nós aqui com muta vontade de iniciar o nosso calendário repleto de atividades para 2024”, disse a diretora.

Novidades – Em 2024, a rede municipal de ensino de Salvador possui 135 mil alunos, distribuídos em 415 escolas – deste total, 80 são voltadas para o segmento da Educação Infantil. Nesta fase, as crianças contam com atividades pedagógicas, psicológicas, culturais e lúdicas, além de cuidados com a higiene pessoal e, nas turmas de turno integral, cinco refeições por dia.

Para este ano, em toda a rede, as novidades incluem mudanças no kit escolar, com substituição da maleta organizadora por mochila, a inclusão de um copo plástico com alça e tampa para os alunos de 2 e 3 anos. A partir de 4 anos, entre as novidades estão um estojo, lápis de cor e giz de cera. O rol de materiais escolares fornecidos passou de 17 para 33 itens, distribuídos conforme o segmento do aluno.

Além disso, os refeitórios estão passando por reformulação, com novos mobiliários modulares ergonômicos coloridos – mais confortáveis, seguros e divertidos. Na área da Educação Digital, segue o conteúdo de aprendizado sendo ministrado também através do uso de tablets e chromebooks, além da ampliação da conexão banda larga de internet nas unidades.

As escolas municipais também receberão recursos direto da Prefeitura para cobertura de despesas e pequenos investimentos. As escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas parceiras do Município terão investimentos em infraestrutura.

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS