Ano letivo da Rede Municipal se inicia nesta segunda-feira (6) com aula inaugural

06 de fev de 2023 - Jornalismo

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Castro Alves, na Boca do Rio, é palco, nesta segunda-feira (6), da aula inaugural que celebra o início do ano letivo 2023. Fardamento, kit escolar, tablets e materiais didáticos são alguns dos itens a serem apresentados na cerimônia que contará com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, do secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, equipe gestora, educadores e toda comunidade escolar.

O evento ocorre na data em que alunos das 421 unidades da Rede Municipal voltam às aulas, após as férias de final de ano. Para 2023, está prevista a continuação de importantes projetos como Busca Ativa, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Educação Esportiva, entre outros.

De acordo com o secretário Thiago Dantas, há um intenso trabalho de preparação para o ano letivo que envolve desde as questões pedagógicas até as de infraestrutura escolar. “Todas as atenções estão voltadas para acolher nossos alunos e comunidade escolar nesta volta às aulas. Nossas equipes vêm trabalhando tanto no aprimoramento pedagógico e do ensino/aprendizagem, quanto em equipar as unidades, adquirir e distribuir materiais e fardamento para os alunos, bem como preparar infraestrutura”, afirma.

O órgão central, gerências regionais e unidades reuniram as equipes de colaboradores e funcionários para equipar, limpar, promover melhorias e realizar serviços nas estruturas físicas, com vistas a deixar tudo pronto para receber os alunos. São ações que ocorrem independentemente das atividades permanentes de manutenção, qualificação e reformas.

Assim, os estudantes encontrarão uma escola tecnológica, com novos brinquedos, jogos e materiais pedagógicos, professores valorizados, equipados e com formação para o uso da tecnologia e das melhores práticas pedagógicas.

Como é tradição na Rede Municipal, durante a aula inaugural são apresentados os principais materiais entregues e as ações para o ano. Em 2023, este rol contempla:

1. Fardamento
Camisa gola polo, regata, bermuda de helanca (Educação Infantil) e calça tactel (Ensino Fundamental I e II)

2. Brinquedos para a Educação Infantil
Bonecas, carrinhos, caminhões, fantoches, telefone sonoro, conjunto de praia, entre outros.

3. Mobiliário escolar
Conjuntos escolares para alunos e professores.

4. Kit escolar
Pasta com materiais escolares de uso pessoal do aluno, diferenciados por segmentos (Educação Infantil de 0 a 2 anos, Educação Infantil de 3 a 5 anos, Fundamental I, Fundamental II e EJA) e respeitando as necessidades de cada fase do desenvolvimento cognitivo.

5. Busca Ativa
Com o objetivo de levar os alunos faltosos de volta ao ambiente escolar, a busca ativa será realizada, através de visitas domiciliares, para identificar os motivos da ausência dos alunos e a partir disso garantir a permanência e a recuperação das aprendizagens.

6. Tablets e chromebooks
Estão sendo distribuídos para alunos e professores equipamentos digitais para uma educação mais conectada. Cada aluno recebe um tablet e cada professor um chromebook, ambos equipados com pacote de dados e sistema próprio. A distribuição é feita no âmbito do Programa de Educação Digital, que visa ampliar a conectividade dos alunos, reduzir a infrequência, o abandono escolar e melhorar o rendimento.

7. Ambiente Virtual
A rede municipal de Educação conta com uma nova ferramenta tecnológica que vai contribuir para que a capital baiana avance ainda mais na qualidade do ensino. Trata-se da Plataforma Educacional Inteligente, um ambiente virtual de aprendizagem que será utilizado nos tablets e chromebooks entregues pela Prefeitura aos alunos e professores, respectivamente.

8. Educação Esportiva
O projeto visa oferecer aos alunos da rede municipal atividades recreativas e esportivas de caráter lúdico por meio da realização de oficinas de basquetebol, jogos populares, jogos com aparelhos, expressão corporal, capoeira, handebol e futebol, Judô, entre outros.

9. Grêmio Estudantil
Grêmio estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. O grêmio permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. É também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos, promovendo e estimulando a participação política e crítica dos alunos no cenário da educação pública de Salvador.

10. Materiais Nossa Rede
Materiais construídos de forma colaborativa entre professores, coordenadores e gestores apoiados por consultorias especializadas conforme o segmento, a exemplo de livros, materiais de apoio, diários de classe, entre outros.

11. Novas unidades escolares
Estão em obra 15 unidades de ensino (três Cmeis e 12 escolas municipais) com previsão de entrega em 2023 e 2024 e que somam 5,9 mil vagas.

12. Melhorias de infraestrutura
No primeiro semestre de 2023, iniciam-se as seguintes obras: 33 reformas e ampliações; 31 salas de Atendimento Escolar Especializado (AEE), oito unidades de reconstrução/construção, 80 coberturas de quadras. Melhorias que beneficiarão 40,5 mil alunos.