O sábado (21) teve uma manhã animada e cheia de aprendizado para os alunos da rede municipal de ensino de Salvador que estão participando do Aprender+, uma iniciativa de recomposição pedagógica organizada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed). O encerramento das atividades foi acompanhado pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos, da sub secretária da Educação Isabela Loureiro e demais gestores municipais, em quatro das unidades de ensino que fazem parte da iniciativa: Hildete Lomanto, no Garcia; Professor Antônio Carvalho Guedes, na Capelinha; Roberto Correia, em Pau da Lima; e na Deputado Gersino Coelho, no Doron.
Nas visitas, o prefeito conversou com os educadores e estudantes, e reforçou a importância do projeto, que visa recompor as perdas pedagógicas provocadas pela pandemia da Covid-19. Apresentações artísticas e musicais, como a da violoncelista Sabrina Landim e do oboísta e integrante das orquestras Sinfônica da Bahia (Osba) e Neojibá, Gabriel Paes, também fizeram parte da programação, encerrando a maratona com chave de ouro.
“Quero falar da minha alegria de estar aqui. Para a gente, que está na vida pública, ouvir as palavras de carinho dos alunos e dos professores é a melhor sensação do mundo. Não há nada que faça mais feliz a quem está no serviço público. Saibam que a minha vinda aqui e a forma carinhosa com a qual vocês estão me recebendo vai me motivar, vai me estimular ainda mais para trabalhar pela cidade como um todo, em especial pela educação”, disse o prefeito Bruno Reis.
Por meio do Aprender +, os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental participaram de atividades pedagógicas e lúdicas num turno extra, aos sábados. Os trabalhos tiveram início em 23 de setembro e ocorreram simultaneamente em quatro sábados nas dez Gerências Regionais de Educação (GREs). Foram alcançadas com a iniciativa 242 unidades de ensino.
“O Aprender + é uma iniciativa que veio pra ficar, é um sucesso. A rede realmente abraçou a proposta e temos visto resultados maravilhosos, é algo que está mobilizando a educação de Salvador. Agradecemos a toda a Prefeitura e parceiros pela iniciativa”, declarou Ida Ramos, diretora da Escola Municipal Hildete Lomanto.
Na Escola Municipal Professor Antônio Carvalho Guedes, na Capelinha de São Caetano, os alunos fizeram questão de mostrar ao prefeito as conquistas da unidade, como a participação no Nasa Space e no Era Uma Vez… Brasil, programa de intercâmbio para Portugal.
Monique Oliveira, de 16 anos, é aluna do 9º ano do Guedes e foi uma das representantes dos estudantes. Ao final deste ano, ela vai se despedir do colégio para seguir no Ensino Médio e falou da sua experiência na unidade.
“Nossa escola é onde os nossos jovens se preparam para realizar os seus sonhos, para que a gente consiga ter uma vida próspera fora daqui. Aqui temos vários alunos do 9º ano, como eu, que vão tentar vaga em escolas importantes de Ensino Médio e aqui no Guedes recebemos a oportunidade de nos preparar para isso”, disse Monique.
Para o aluno Paulo Roberto Silva Rodrigues, 9º ano, a experiência do Aprender + foi muito gratificante. “Todos gostamos muito, tanto que pedimos mais um sábado. Foi uma experiência de integração entre as turmas, de troca de ideias, de estudar juntos. As aulas foram ótimas, dinâmicas e o lanche estava bem gostoso. Enfim, foi tudo perfeito”, afirmou.
Na Escola Municipal Roberto Correia, o clima era de envolvimento e alegria. Além dos alunos da unidade, estavam participando das atividades estudantes das escolas municipais Alan Kardec de Pirajá, Sociedade Fraternal e Clériston Andrade. Em uma das salas de aula, a professora Josiane Alvarez usava exemplos práticos e do dia a dia para ensinar frações, como receitas gastronômicas. E, para o aprendizado ficar ainda mais “doce”, durante a aula, ela utilizou barras de chocolate. “O Aprender + é uma iniciativa maravilhosa, principalmente porque pudemos trazer para os meninos, de uma forma mais lúdica, temas importantes do conhecimento”, disse.
O Aprender + fez parte das iniciativas adotadas pela Smed desde o início do ano com o intuito de reparar as perdas pedagógicas provocadas pela pandemia. Durante o projeto, os encontros focaram em aulas especiais de Matemática e Língua Portuguesa, intercaladas com atividades recreativas e de acolhimento. Para contribuir na recomposição dos conteúdos, os profissionais de educação têm realizado ações permanentes de estudo dos dados, elaboração de estratégias e formação de professores com foco em práticas pedagógicas.
Fotos: Enaldo Pinto/Ascom/Smed