Árvore de Natal é transformada em ferramenta de aprendizagem na Escola Municipal Soror Joana Angélica

07 de dez de 2021 - Jornalismo

Buscando levar conhecimento e ensinar as letras do alfabeto de forma lúdica para os alunos, a direção da Escola Municipal Soror Joana Angélica, situada na Ladeira de Santana (GRE Centro), criou a Árvore do Letramento ou Árvore de Natal Alfabetizadora. Toda enfeitada com letras em forma de bolas natalinas, o símbolo natalino produz uma comunicação visual com as crianças e foi transformado em ferramenta de aprendizagem.

Segundo o gestor Alexsandro Palma, a escola entendeu que deveria ter nas dependências um ambiente alfabetizador trazendo também o espírito natalino para os alunos nessa interação. “Aqui na escola a gente trabalha o ano inteiro com ornamentações, mas não é qualquer enfeite, procuramos trazer sempre um contexto pedagógico. E foi assim com nossa decoração natalina. Acabei pensando em algo diferente, que também estimulasse as crianças a pensar sobre nosso sistema de escrita alfabética, surgindo a ideia dessa árvore temática, enfeitada de letras e cheia da magia do Natal”.

As crianças diariamente têm aulas de aprendizado em volta da árvore, onde a direção escolar e os professores estimulam a percepção dos estudantes a procurar a letra do nome delas na árvore e a classificar cada uma delas, se é vogal ou consoante. Além dessa atividade a escola promove outras interações com o ornamento, através de jogos e caça-palavras na sala de aula. “Essa sugestão do nosso diretor foi abraçada por todos nós e juntos armamos a árvore dando vida a ela. E realmente esse tipo de aprendizagem lúdica faz com que a criança aprenda muito mais fácil, leva a uma aproximação, um carinho, um desejo de aprender e tudo isso facilita o entendimento delas, brincando”, disse Ângela Machado, vice-diretora da manhã.

Ângela contou ainda como as crianças receberam essa novidade. “No dia em que eu comentei com as crianças que teria uma árvore assim aqui na escola elas ficaram muito curiosas e quando viram a árvore ficaram ainda mais encantadas, os olhos brilhavam e assim penso que elas crescem muito com esse tipo aprendizado”.

Davi Aguiar Carvalho, 8, 2º ano, achou a árvore interessante. “Achei a árvore bem legal, bonita e através dela consigo identificar as consoantes e as vogais”. Outra que também adorou a novidade foi Ana Bárbara Santos de Jesus, 8 anos, também do 2º ano. “Eu achei muito linda, por que a gente aprende muito aqui, eu sonho com essa árvore”, comentou rindo.

Maria Júlia Lisboa Batista, 8, contou a novidade até para os pais. “Dá para estudar, aprender mais o alfabeto e lá em casa eu já contei para todo mundo sobre a árvore do saber. As letras enfeitam a nossa árvore”, finalizou.

Veja neste link mais informações sobre o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=b1xamR0BSuY