Atividades lúdicas nas escolas municipais fizeram parte das comemorações no Dia do Estudante

12 de ago de 2022 - Jornalismo

Neste Dia do Estudante, as escolas da Rede Municipal mudaram a rotina e comemoraram a data com uma programação especial. Na Escola Municipal Hildete Lomanto, situada no bairro do Garcia (GRE Centro), o dia foi de muita animação e aprendizado. Os alunos participaram de uma gincana literária cuidadosamente pensada para aliar diversão, educação, jogos, cultura e festa nesse dia tão especial para eles. As atividades foram realizadas com as turmas do 6º ao 9º ano, em homenagem ao saudoso escritor Jorge Amado, que completaria 110 anos de idade este mês. Algumas das obras do escritor foram reproduzidas durante as brincadeiras.

De acordo com a vice-diretora Litza Celino Machado, essa comemoração é uma forma de mostrar a importância da educação, além de animar e entreter os estudantes. “Essa gincana foi pensada para criar uma interdisciplinaridade na escola, onde todos os professores e comunidade escolar participam com os alunos no cumprimento das tarefas e dessa forma, vamos homenagear os estudantes nesse dia com o que eles gostam mais que é brincadeiras culturais, interação, conhecimento e muita alegria”, ressaltou.

Para enfatizar a importância do escritor baiano Jorge Amado e estimular a leitura dos participantes, cada grupo teve o nome de um livro escrito pelo autor. As equipes Capitães da Areia, Gabriela Cravo e Canela, Mar Morto e País do Carnaval agitaram toda a comunidade escolar. Durante a competição, os alunos tiveram que realizar tarefas para mostrar o conhecimento das obras que foram lidas e pesquisadas em sala de aula. “Sabíamos que depois da pandemia teríamos um grande desafio, e o lúdico é necessário na Escola. Jorge Amado foi um ícone, levou o nome da nossa cidade para ao mundo”, disse Olga Alves de Vasconcelos, professora de Português e idealizadora da sequência didática.

O professor de Artes Estefânio Santos Costa foi um dos padrinhos das equipes, destacou a importância do envolvimento dos alunos com as brincadeiras e com a leitura das obras. “Essa interação dos estudantes com o mundo das artes e da literatura, oportuniza nossos alunos a crescerem em conhecimento e cultura”, disse.

A aluna Julia Mendes, 13, componente da equipe Gabriela Cravo e Canela, adorou a interação e disse ter aprendido muito sobre literatura. “Eu me divertir bastante e aprendi muitas palavras novas, este momento foi muito importante para mim enquanto estudante, a diversão foi garantida com muita alegria e conhecimento”, pontou.

Teve programação animada também na Escola Municipal Saturnino Cabral, em Cosme de Farias (GRE Centro). Os pequenos se divertiram com atividades de Língua Portuguesa, Matemática e mais uma série de brincadeiras como: pular corda, pula-pula e muito mais. “Procuramos elaborar atividades lúdicas, pois é importante trabalhar a questão dos diversos saberes, hoje o dia inteiro foi para eles”.

Animados também estavam os alunos da Escola Municipal Hilberto Silva, no bairro da Calçada (GRE Liberdade/Cidade Baixa), a diretora da unidade Simone Albuquerque de Brito, falou que a intenção é promover a socialização entre os estudantes. “A proposta da programação é que eles tenham prazer de estar na escola, vontade de estudar e ter um futuro melhor. Estão muito animados, interagindo bastante, nas batalhas do Tik Tok, nas apresentações de poesia, música, jogos… até os alunos que são tímidos, hoje estão numa animação de dá gosto e isso nos fortalece”, frisou.

 

Foto: Enaldo Pinto