Atletas da Salvamar vencem maratonas aquáticas

14 de set de 2011 - dev

A Prefeitura Municipal celebrou a vitória de atletas da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) nas terceira, quarta, quinta e sexta provas do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, realizadas nas cidades de Vitória do Espírito Santo, Brasília e Salvador, respectivamente, tendo o apoio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

O prefeito João Henrique recebeu os atletas na sala de reuniões do Palácio Thomé de Souza, nesta quarta-feira, 14, para entrega de placas de honra ao mérito. “Salvador está orgulhosa de vocês e através desde gesto agradecemos pela dedicação e empenho pela atuação em nossa orla, garantindo a segurança dos nossos banhistas”, destacou o Prefeito.

Durante a solenidade, que contou com a participação de secretários das pastas municipais e vereadores, João Henrique destacou a construção da nova sede do Salvamar em 2007, com piscina semiolímpica que oportuniza o treinamento diário dos salva-vidas. O Prefeito comentou sobre a parceria entre a Sesp e a Secult para treinamento de estudantes da rede municipal de ensino, que possivelmente representarão Salvador nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

O secretário Marcelo Abreu aproveitou a oportunidade para agradecer aos agentes de salvamento pela dedicação e profissionalismo da coordenadoria, apresentado resultados da atuação da coordenadoria neste ano. “No primeiro semestre foram registradas 974 ocorrências nas praias da cidade e desse total ocorreu apenas um óbito, isso representa claramente a qualidade dos serviços da Salvamar em Salvador, por isso a Sesp tem buscado cada vez mais parcerias para equipar e ampliar a qualidade da equipe”, destacou Abreu.

Para os atletas, o grande mérito da equipe é o cumprimento de 10km em cada prova, o que representa um grande preparo físico. Segundo o salva-vidas Pedro Barretto, a participação em competições é também estímulo para a equipe. “Além de assegurar o preparo dentro de uma rotina de treinamento, a participação em campeonatos de natação é também um estímulo para que mais integrantes do Salvamar busquem a qualificação”, destaca Barreto.

Na ocasião, o coordenador do Salvamar, Jardiel Luquini da Silva, agradeceu ao prefeito pela atenção com a coordenadoria. “Nós só participamos de campeonatos e realizamos um bom trabalho porque estamos recebendo todo o apoio do prefeito João Henrique”, destacou. “Nunca recebemos uma homenagem desde que a Salvamar foi criada em 1981, e hoje temos a prova de que o nosso trabalho está sendo reconhecido”, concluiu o coordenador.