Atos de Natal apresentados pelas escolas Municipais animam as noites do Campo Grande.

04 de dez de 2019 - Publicidade

A programação natalina do Campo Grande, oferecida pela Prefeitura de Salvador (PMS) continua encantando a todos que visitam o espaço. E sob as luzes coloridas da praça, as Escolas Municipais têm dado um show de apresentação com os corais que se revezam no palco principal levando músicas natalinas e apresentação teatral. As escolas começaram a se apresentar na última segunda-feira (02) e segue até o dia 12 deste mês.

A primeira a se apresentar foi a Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo (GRE/Orla), que levou ao palco um ato de Natal africano com performance teatral dançante. Os 40 alunos que participaram da apresentação fizeram uma encenação contando como os africanos celebram a data no Continente, com muita alegria, música, dança, reverência ao povo africano, respeitando a ancestralidade e afirmando a identidade cultural com muita representatividade.

“Nós pensamos em trazer um Natal que tivesse a cara da comunidade da Bahia e a África que é o berço, o ventre do mundo, nos inspirou a criar um ato de natal africano e nas pesquisas descobrimos que o Natal na África é muito alegre e as comemorações duram mais de sete dias, por isso trouxemos esse espírito da alegria africana, reforçando e empoderando ainda mais o nosso povo”, relatou Rita Leone, professora de dança da Escola Municipal Olga Figueiredo.

No segundo tempo 37 alunos da Escola Municipal São Francisco Xavier (GRE, Cajazeiras), subiram ao palco para apresentar três músicas referentes ao Natal. No repertório as músicas “Pra ser Feliz”, “Bate o Sino” e “Anoiteceu” foram cantadas pelas crianças que emocionaram a todos. Foi o caso de Gabriela Moira autônoma e mãe do aluno Gabriel Ribeiro de 6 anos, um dos participantes do coral, que não parava de chorar ao ver o filho no palco se apresentando em uma noite de muita luz e encantamento. “Estou muito emocionada, pois o meu filho nunca teve uma oportunidade dessas na vida, e essa escola tem dado isso a ele. Agradeço à direção e aos professores por mostrar a ele um mundo de oportunidades”.

A professora da Educação Infantil, Fernanda Silva de Souza, que improvisou na função de regente, conta como foram os ensaios das crianças para esse dia. “A preparação das crianças foi de trabalho intenso, pois tivemos apenas uma semana para ensaiar, mas fizemos o nosso papel e os pais também colaboraram muito com a gente ensaiando os filhos em casa”, completou.

Os alunos da Escola Municipal Jandira Dantas Costa (GRE, Cajazeiras), vestidos numa beca de cetim azul, subiram ao palco levando muita alegria entoando músicas como: “Vem Chegando o Natal”; “Borboleta”, que é uma canção folclórica; “Feliz na vida”, canção de Rosset Feliciano e por último “Sementes do amanhã” encerrando a noite da terça-feira com a mensagem de paz e otimismo aos presentes.

“Estou com as crianças desde o ano passado,  elas sempre estão aptas para fazer esse trabalho, já fizemos algumas apresentações e tivemos um pouco de facilidade para nos prepararmos para este grande dia que foi desafiador, mas conseguimos adaptar o que vínhamos fazendo anteriormente para hoje, trazendo lindas mensagens de paz e fé  para as pessoas”, disse  Ivan Silva, maestro e professor de música da Escola Municipal Jandira Dantas, que regeu as 17 crianças.

A gerente regional de Cajazeiras, Adenildes Teles, que esteve presente às apresentações revelou o quanto estava satisfeita com o trabalho apresentado pelas escolas. “É uma oportunidade fantástica, primeiro que é um resultado do trabalho pedagógico que a escola fez durante esses meses, quem tem um professor de música veio com algo mais qualificado, quem não tem improvisou, mas de alguma forma veio com envolvimento, com participação e com o compromisso de trazer as crianças. O vislumbramento desses estudantes que estão saindo de um espaço preto e branco para um espaço cheio de luzes, talvez inalcançável para eles, você percebe nos olhos deles que se viram hoje nessa oportunidade, com certeza eles vão retornar para suas casas hoje com um coração cheio de conhecimento e experiências vividas”.

Fotos: Andre Carvalho/Smed/PMS

Natal coral 1