Aula de cidadania é ministrada na Escola Municipal do Calafate

19 de set de 2012 - dev

Esta quarta-feira (19) foi um dia de agradecimentos para a equipe escolar da Escola Municipal do Calafate, no Calafate, que aproveitou a visita do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Carlos Bacelar, para agradecer a criação da nova unidade escolar no bairro. A apresentação musical ficou por conta da banda da Guarda Municipal de Salvador que abrilhantou o evento.

A escola – que atende 150 alunos do Ensino Fundamental I (1ª ao 5º ano) e Fundamental II (6º ao 8º ano) – começou a funcionar em março deste ano. A criação da unidade foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 18 de janeiro de 2012. “A equipe escolar se compromete em promover uma educação digna e de qualidade para essas crianças do Calafate e adjacências”, afirmou a diretora da escola, Patrícia Santos.

Durante sua visita, Bacelar ministrou uma aula sobre cidadania e ética. O projeto Sementes da Cidadania é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer (Secult) e propõe a ida do secretário municipal todas as quartas-feiras a uma escola, com o intuito de se aproximar ainda mais dos alunos da rede municipal de ensino e conhecer a realidade das unidades. A aula se baseia em três perguntas: “Qual o melhor momento para fazer as coisas?”, “Quem é a pessoa mais importante?” e “Qual a hora certa?”.

Cidadania

Durante a aula, o secretário João Carlos Bacelar chamou a atenção dos alunos sobre a importância de como viver melhor, não maltratar os animais, respeitar as faixas de trânsito, não destruir os equipamentos públicos, jogar o lixo nas lixeiras, não fazer xixi na rua, respeitar o próximo e não desperdiçar água.

O grupo de teatro do Centro de Arte, Educação e Cultura, Mário Gusmão (Ceart) também fez uma apresentação sobre cidadania e interagiu com alguns estudantes e familiares com questões sobre as três perguntas na qual a aula é baseada. “Gostei muito da aula e achei bonita a apresentação de teatro. Com a aula eu aprendi algumas medidas que podemos fazer para melhorar o meio ambiente”, disse a aluna Aila Cecília de Jesus, do 4º ano.