Aulas remotas começam em 22 de fevereiro com proposta de Continuum Curricular 2020/2021

12 de fev de 2021 - Jornalismo

Smed realiza eventos para preparar os profissionais da educação municipal para novo formato de ano letivo

A Rede Municipal de Ensino de Salvador está se preparando para o início das aulas neste ano no dia 22 de fevereiro, precedido pela Jornada Pedagógica 2021 que ocorrerá de 17 a 19 deste mês. A princípio as unidades escolares ofertarão o ensino remoto, que poderá migrar para o formato presencial ou híbrido, desde que haja liberação pelas autoridades de saúde, considerando a segurança de alunos, professores, gestores, coordenadores, famílias, enfim, toda comunidade escolar.

Para compensar as perdas de conteúdo de 2020 – ocasionadas pela necessidade de suspensão das aulas presenciais decorrentes do trágico contexto de pandemia, o município optou por construir e adotar um continuum curricular 2020/2021. “Trata-se de um plano emergencial, muito bem trabalhado pelas equipes técnicas da Smed, que contempla a recuperação do conteúdo de 2020 e o atendimento ao currículo de 2021, de forma a garantir que nossos alunos não atrasem os estudos e, ao mesmo tempo, recebam um aprendizado de qualidade”, afirma Marcelo Oliveira, Secretário Municipal da Educação.

A construção desse currículo começou no ano passado, sendo consolidado e concluído neste ano. O trabalho envolveu equipes multissetoriais e multidisciplinares em um processo transparente, representativo e democrático. Além dos técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e das Gerências Regionais de Educação (GREs), trabalharam nesse projeto professores, gestores, coordenadores, representantes da APLB, entre outros.

“O resultado é uma série de documentos que vão desde a explanação da proposta até orientações detalhadas de como aplicá-las, passando por documentos administrativos que serão necessários para uso das escolas”, diz Oliveira, lembrando que o trabalho está aberto a contribuição de todos os profissionais da rede. Segundo ele, todo esse material está disponível no site da secretaria (educação.salvador.ba.gov.br).

A partir da consolidação desse protocolo pedagógico, intitulado Orientações Curriculares e Pedagógicas para a Rede Municipal de Ensino de Salvador no Continuum Curricular 2020/2021, a Smed passou a realizar formações junto aos profissionais da Rede Municipal para apresentar a proposta, discuti-la, esclarecer dúvidas e orientar sobre a aplicação. Assim, foi realizado na sexta-feira (29) um encontro com os coordenadores pedagógicos das GREs e os coordenadores líderes escolares. Uma live pelo Canal da Smed no YouTube reuniu, na quarta-feira (3), professores, gestores e coordenadores escolares de toda a Rede Municipal para apresentar o documento. Aberto ao público, o vídeo totalizou no dia mais de 12 mil visualizações.

De acordo com o secretário, estão previstos encontros virtuais para discussão da proposta realizados pelas gerências regionais, chegando à discussão em cada unidade de ensino, envolvendo toda a comunidade escolar. “Temos pela frente esse grande desafio, que é implantar esse currículo e envidar todos os nossos esforços para que dê certo, porque sabemos da importância da Educação na vida das pessoas, tanto individualmente, quanto na coletividade. Trabalhamos com estudantes de grande vulnerabilidade social e pessoal e que têm na escola, nos estudos, um dos principais caminhos para o crescimento econômico e pessoal”, diz.

Marcelo Oliveira frisa que inicialmente as aulas serão retomadas no formato remoto, mas que a Smed já tem pronto e implantado nas 433 unidades escolares do município o protocolo sanitário. Também disponibilizado no site da secretaria, o documento estabelece normas físicas, de asseio e de etiqueta de higiene para combater a propagação do novo coronavírus.

Live – A Secretaria Municipal da Educação realizou na quarta-feira (3) uma live para apresentação do documento Orientações Curriculares e Pedagógicas para a Rede Municipal de Ensino de Salvador no Continuum Curricular 2020/2021. A fala de abertura do evento virtual ficou a cargo do secretário Marcelo Oliveira, que além de tratar do processo de construção do protocolo pedagógico, reforçou a importância da educação e da necessidade de se fortalecer a escola e os professores como referências na vida dos estudantes. Ele esclareceu que a volta das aulas presenciais dependerá de condições sanitárias favoráveis. “Temos isso muito claro. É necessário que a comunidade escolar não esteja exposta a um risco maior de contaminação pela Covid-19”, frisou. “Nesse momento, tratamos do ensino remoto que precisa ser forte e presente na vida dos nossos alunos. Por isso espero continuar contando com a dedicação e o esmero, que já são fortes características dos profissionais da nossa rede”, concluiu.

Mediadora da live, a gerente de currículo da Smed, Edna Rodrigues, falou sobre os instrumentos legais que amparam a construção do documento destinado a todos os segmentos da educação, o currículo essencial, a carga horária proposta, calendário, rotinas pedagógicas, avaliações, monitoramento, educação especial, relações étnico-raciais, entre outros. “Nosso objetivo é alcançar a totalidade dos nossos alunos. Precisamos conscientizar as famílias sobre a importância dessas aulas e atividades, fazer a busca ativa dos nossos alunos e inseri-los nas aulas remotas. A Smed está empenhada em oferecer ensino de qualidade”, disse Edna. Ela também agradeceu a todos os participantes da live e todos os profissionais que trabalharam na construção do documento.

Nilce Gama, gerente de gestão da Smed, também participou do evento, no qual falou sobre a importância do engajamento da comunidade escolar nessa volta às aulas remotas. “É necessário que haja um verdadeiro protagonismo coletivo, com envolvimento dos alunos, famílias, professores, gestores, coordenadores, funcionários”, disse. Nilce destacou o papel dos gestores nesse processo, a gestão democrática e participativa que caracteriza a Rede Municipal. Falou sobre a necessidade de criação de um plano de trabalho emergencial para o contexto de pandemia, considerando o plano de gestão já existente, e deu orientações para a construção desse documento, tratou ainda do fluxo de alunos nas escolas municipais e da interface com a rede estadual, bem como detalhou a aplicação do currículo continuum 2020/2021. “Gostaria de frisar mais uma vez a importância do protagonismo de todos que estão na escola. Estamos todos envolvidos no mesmo propósito, estamos querendo a mesma coisa: acolher esse aluno de volta e que chega tão sensibilizado por tudo que está ocorrendo. Recebê-lo da melhor forma possível e seguirmos todos no mesmo passo”, afirmou, frisando o convite para todos participarem dos próximos eventos nas GREs e nas escolas. Todo o evento teve participação de intérpretes de Libras.