Balanço da Jornada Pedagógica 2005

28 de fev de 2005 - dev

Maíra Diaze

Uma semana depois de concluída a jornada pedagógica, os técnicos da SMEC produziram relatórios relativos ao evento, que durou 5 dias, em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.
A jornada pedagógica discutiu diversos temas relacionados a educação. A inclusão da lei 10639/03 (inserção aos currículos escolares da história da África e cultura afro-brasileira) foi o tema mais debatido. A CRE de Itapuã reuniu cerca de mil professores que apresentaram as suas idéias sobre a questão. A SMEC está realizando parcerias com algumas instituições não governamentais para a produção de material didático que trabalhem temas relacionados à referida lei.
Algumas das escolas da Rede, a exemplo da Escola Municipal Assistência Social São José – CRE São Caetano, trouxeram para discussão, representantes do Conselho Escolar, como pais, alunos e ex-alunos, reafirmando a necessidade de inclusão dos mesmos ao projeto pedagógico da Unidade Escolar, pois é essencial para a busca da autonomia. Cada Unidade de Ensino possui os seus problemas que assemelha a outras e os que a diferencia. A autonomia escolar tem a função de estabelecer medidas que contribuam diretamente para o bom andamento individual das unidades escolares.
As ações continuadas marcaram as discussões. Os professores auto – gerenciaram os seus processos de formação, palestrando e ministrando trabalhos diversos durante a jornada, a Escola Municipal Manoel Florença – CRE Liberdade pode ser citada como exemplo.
As CRE’S Subúrbio I e Subúrbio II se juntaram para trabalharem em pólos, onde as escolas se reuniram para discutirem problemáticas semelhantes e poderem produzir e planejarem metas para 2005. Na CRE Cidade Baixa, além de todos os trabalhos desenvolvidos, a discussão sobre “Educação de Jovens e Adultos” foi amplamente discutida nos encontros na Escola Municipal Baronesa de Sauípe. Os profissionais de educação se mostraram interessados para planejarem o ano letivo deste segmento.
Os técnicos da SMEC se mostraram satisfeitos com os materiais produzidos pelas unidades escolares. Ao fim da jornada, tudo que foi produzido e discutido democraticamente pretende-se por em prática nas salas de aulas. É através da jornada Pedagógica que os professores, coordenadores e servidores têm a chance de debater o que podem oferecer de melhor para os nossos educandos.