Estudantes da Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa tiveram um dia especial na terça-feira (18), com a realização da Bienal nas Escolas, que está promovendo a maior agitação cultural nas escolas municipais. O evento contou com a presença da escritora que faz o maior sucesso entre o público adolescente, Thalita Rebouças, autora de 25 títulos, muitos deles adaptados para o teatro e cinema. O segundo dia da Bienal será na Escola Municipal Fazenda Grande II Ministro Carlos Santana em Cajazeiras, na tarde desta quarta-feira (19).
“Este momento é a demonstração do empenho de toda a equipe escolar para realizar o evento. A forma entusiasmada como os jovens receberam a Thalita, que essa admiração pela escritora, se transforme no gosto pela leitura de títulos diversos. Trazer a bienal para a escola é uma forma de alcançarmos o acesso de um número ainda maior de alunos a eventos culturais. Estamos diante de um projeto muito consistente, os alunos prepararam toda a programação, produziram textos, todo o roteiro foi desenvolvido por eles, com a supervisão da coordenação pedagógica e dos professores. A bienal é o catalisador desse propósito, e a nossa intenção é expandir o projeto para outras escolas da rede de ensino”, disse o secretário.
Segundo Kátia Silva, gestora da escola, o evento é a realização de um sonho. “Esse é o resultado do trabalho e envolvimento de toda a equipe escolar, inspirado no projeto pedagógico, pensado nas obras literárias de Thalita Rebouças e construída coletivamente com o nosso corpo docente. Para além disso temos o envolvimento dos líderes que tiveram papel fundamental na repercussão da proposta de trabalho em sala e hoje culminamos com essa festa bonita”.
“Eu amo Salvador, vir pra cá é sempre uma alegria e ainda mais com esse pretexto maravilhoso de visitar uma escola que está mergulhada no meu trabalho e que vai fazer apresentações é muito importante pra mim. A bienal voltar depois do período crítico que vivemos, não vejo a hora”, conta Thalita que em novembro virá à Salvador para A Bienal de Livros Bahia.
Entusiasmada por estar participando da Bienal, a aluna Alane Garrido conta que sobre a experiência de ter produzido um texto para apresentar na Bienal. “Essa é uma experiência única, estou arrepiada de tanta emoção por estar tão perto da escritora que eu admiro tanto. Li todos os livros e assistir aos filmes inspirados na obra dela. Aprendi muitas coisas novas e estou muito feliz”.
Fotos: Enaldo Pinto