Bloquinho da Educação agita Centro Histórico no Carnaval

15 de fev de 2023 - Jornalismo

Crianças fantasiadas de pirata, fada, palhaço, super-heróis, bailarina e borboleta, alegraram a quarta-feira de Carnaval no Centro Histórico. O Bloco da Educação foi uma parceria entre as escolas municipais João Lino, Vivaldo Costa Lima, Escola Estadual Azevedo Fernandes, além da  participação do Projeto Axé, Filhos de Gandhy e das Fanfarras que animaram o folião estudantil.

A subsecretária da Smed, Isabela Loureiro Manso Cabral, destacou a importância das escolas realizarem o evento após dois anos sem a comemoração da festa momesca. “Foi tudo muito lindo, estávamos precisando desse momento, dessa adrenalina, dessa alegria e união. Educação é isso é, aprender e se divertir também.”

Conforme Rita de Cássia Natividade, diretora da escola João Lino, a iniciativa tem a proposta de dar visibilidade às unidades escolares do Centro Histórico. “Valoriza a nossa educação, pois é através do saber que o ser humano desenvolve tudo ao seu redor. Todos temos o mesmo objetivo que é o de cuidar, ensinar e educar essas crianças. Aproveitamos a lavagem da João Lino e agregamos às outras unidades para fazer nosso Carnaval”, disse.

A diretora da Vivaldo, Rute Léia Massena, falou da importância do momento. “Esse é o primeiro ano da nossa escola no Carnaval, trouxemos muita alegria, paz e união para que possamos firmar essa parceria nesse Carnaval que é de resistência, histórico, um momento de reviver os Carnavais antigos com nossos alunos”, destacou.

Nessa parceria também estava o vice-diretor da Azevedo Fernandes, Jair Gomes da Silva. “É um acontecimento muito importante, os alunos ficaram eufóricos com essa possibilidade e são essas atitudes que colocam as escolas como atrativas, isso é muito bom, e para o próximo ano vamos firmar ainda mais essa parceria.”

A ala de dança e a percussão do Projeto Axé, animaram os foliões com músicas antigas e  coreografias das danças de rua. Regina Moura, gestora da área de comunicação, produção-executiva e de formação contínua do Projeto Axé, estava feliz com essa parceria. “Nós entendemos que educação integral é quando o aluno e o educando têm o direito de ir e vir, quando em um turno está na escola e no seguinte está no Projeto Axé aprendendo arte e educação, é com imenso prazer que há 32 anos atendemos crianças, adolescentes e jovens da comunidade”.

Fantasiada de borboleta, a aluna Vanessa Letícia dos Santos, 8 anos, estava muito feliz. “Eu aprendi muito sobre o Carnaval em sala de aula, que é alegria, estou achando ótimo e me divertindo muito com meus colegas, o Carnaval”.

A turista do Paraná e também professora e formadora de educadores, Mariana Baião dos Santos, achou interessante essa forma de educação, ainda mais em um momento festivo como o Carnaval. “Muito legal a iniciativa, pois mostra a realidade do local onde as crianças vivem, estou toda arrepiada e vou levar esse exemplo para minha cidade.”

Foto: Enaldo Pinto