Brincadeiras e músicas são instrumentos para educação

17 de out de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), através da Assessoria de Comunicação (Ascom), realizou na sexta-feira (17), a quarta edição do Educação em Pauta, no Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca, na Boca do Rio. “Educando com Amor e Bom Humor” foi o tema da palestra ministrada pela professora Fátima Balthazar, graduada em Magistério, Educação Física e Pedagogia, com especialização em Metodologia do Ensino da Arte.

A palestrante transformou o espaço numa grande sala de aula, apresentando, através de músicas e atividades lúdicas, diversas maneiras de transmitir aos alunos – dos primeiros grupos do ensino fundamental – o conteúdo programático. Cerca de 150 professores brincaram de “Escravos de Jó”, cantaram, dançaram e se envolveram nas brincadeiras propostas.

De acordo com Balthazar, quem educa com bom humor está há um passo apenas da educação com amor e criar laços de afetividade com os alunos possibilita um aprendizado mais tranqüilo. “Quando o estudante gosta do professor ele se interessa pelas aulas e em aprender. Então, se nós demonstrarmos amor, receberemos amor em troca. E quem ama, cuida”, explicou. Durante a aula ressaltou a importância da utilização de recursos variados como mapas, filmes, slides e dinâmicas, para envolver os estudantes.

Descobrir novas formas de atuação; desenvolver novas habilidades; estar preparados para aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer; estar atento às questões dos valores; e sempre estar preparados para as mudanças foram apontados pela professora como fatores imprescindíveis para uma educação de qualidade.

“Com atividades criativas, deixaremos os alunos mais felizes; desenvolvendo habilidades estaremos preparando o aluno para o mundo; utilizando os 4 pilares do “aprender” vamos formar grandes cidadãos; através do ensinamento de valores preparemos os alunos para o sucesso da vida e acompanhando as mudanças, acompanharemos o mundo”, declarou.

“A maneira com que o professor conduz sua aula é muito importante. Ele pode fazer toda diferença do mundo para aquele aluno que está ali porque é ele quem conduz o ser humano para sua formação, conduz o andamento da humanidade e pode dar uma grande contribuição para o mundo”, finalizou.