Caminhada mostra ações do Escola Aberta

02 de mar de 2009 - dev

Muita alegria e descontração marcaram a caminhada na Estrada Velha do Aeroporto, promovida por três escolas da rede municipal, com objetivo de divulgar as ações do Programa Escola Aberta, além de tentar atrair toda a comunidade local para participar do programa. O evento aconteceu na manhã de sábado (dia 28).

O grupo foi arrastado pela banda Afro Dico Estilo e conduzido pela Polícia Militar, que garantiu a segurança de mais de 200 pessoas, entre pais, alunos e professores das escolas Novo Marotinho, Padre Ugo Meregalli e Irmã Elisa Maria.

O Escola Aberta é um projeto de inclusão social que visa a construção da educação e cultura para a paz, utilizando as dependências das escolas aos finais de semana para a realização de oficinas. Nessas três unidades, as principais atividades são: artesanato, informática, culinária, desenho, música, dança do ventre, marcenaria, além de esportes como karatê, judô, capoeira e futebol.

Suelene Mesquita Guerreiro é mãe de estudante e começou a participar do Escola Aberta como aluna de artesanato. Após alguns meses de aprendizado, já montou um ateliê em casa, onde ganha um dinheiro extra, e hoje já atua como oficineira da mesma atividade em diversas escolas que têm o programa. “Estou muito entusiasmada. As oficinas mudaram a minha vida”, ressaltou.

A diretora da Escola Elisa Maria, Denise Nascimento, afirma que a abertura da escola nos fins de semana contribui para a redução da violência na comunidade, porém o número de participantes ainda é pequeno diante da grandiosidade do programa. Juntas, as três unidades atendem cerca de 1,6 mil pessoas. A meta é dobrar o numero de assistidos nesse ano.