Carnaval fora de época agita alunos da Escola Municipal Ruy de Lima Maltez, em Brotas.

03 de ago de 2018 - Jornalismo

A Escola Municipal Ruy de Lima Maltez, situada no bairro de Brotas, realizou na quarta-feira (1º) a culminância dos projetos “O que é que a Bahia tem?”, que envolveu os alunos do Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano, e “Um mundinho para todos: Valores que abrem o coração”, com os alunos da Educação Infantil.  A iniciativa buscou construir o conhecimento a partir da história do bairro e da cidade de Salvador.

De acordo com a coordenadora pedagógica Maria Augusta da Silva Moura, esse trabalho vem sendo construído desde o primeiro semestre. “O primeiro passo começou com a pesquisa. Assim que apresentamos o tema do projeto para as crianças logo no primeiro semestre, eles descobriram o que poderiam aprender com isso e junto com o professor procuraram as informações, tiveram aulas de cultura local. Depois se encaminharam para a produção final, dando vida a tudo isso que está sendo exposto e apresentado”.

A exposição contou com apresentação teatral, maquete do bairro e de alguns pontos turísticos de nossa cidade, lançamento do dicionário de baianês produzido nas aulas de práticas literárias, resgate das cantigas de roda da Bahia, teatro de fantoches, entre outros. Um dos destaques foi um mini-trio elétrico, construído pelas crianças com material reciclado e conduzido pelos estudantes em uma micareta fora de época.

“Tem coisas que a gente guarda para a vida inteira e esse é o tipo de trabalho que as crianças irão lembrar com carinho desse período. Isso não tem preço. A escola também tem essa função, de marcar de forma positiva e fazer com que eles tenham o prazer de vir para escola e continuar no caminhar de aprender, se desenvolver e participar”, ressaltou o diretor da unidade, Luiz Albuquerque.

Balcão de cidadania e homenagem

O evento também contou com uma assistência jurídica, uma forma de homenagear os familiares dos alunos em comemoração ao dia da família, que ocorreu no mesmo dia. Om aluno de direito e agente de educação escolar, Danilo Short Sotero, deu orientação para os pais sobre direitos do consumidor e reforma trabalhista.

Fotos: André Carvalho/Ascom/Smed/PMS