Cerca de 1500 alunos beneficiados com escolas reformadas

30 de mar de 2010 - dev

Um dia de realização em dobro para a Rede Municipal de Ensino de Salvador. Moradores dos bairros de Brotas e Pituaçu receberam na manhã e na tarde desta terça-feira (30), as Escolas Municipais João Pedro dos Santos e Recanto dos Coqueiros, respectivamente, completamente reformadas.

Juntas as unidades têm capacidade para atender mais de 1400 estudantes. A Municipal João Pedro, que tem aula nos três turnos, atende alunos do Projovem Urbano e o Programa Escola Aberta nos fins de semana. As novas instalações foram entregues pelo Secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Soares, que foi recebido por alunos, professores, pais e comunidade.

Após o descerramento da placa inaugural, mais de 50 alunos das unidades fizeram uma apresentação musical com grande entusiasmo, cantando e abrilhantando ainda mais as cerimônias. A aluna do 4º ano do Ensino fundamental da Municipal João Pedro declamou uma poesia em homenagem aos 461 anos da cidade.

Durante o evento o secretário fez a entrega simbólica do kit fardamento (tênis, bermudas, camisas e mochilas), que já foi disponibilizado ao alunado. “É uma emoção enorme entregar duas escolas em um único dia e possibilitar aos nossos alunos acesso a uma alimentação de qualidade e fardamento completo. Estou muito feliz e honrado”, comemorou Carlos Soares.

“De janeiro até agora foram oito escolas reinauguradas e a previsão é de entregar seis unidades escolas por mês. Um êxito de toda equipe da Secult e das gestões escolares. Hoje, foi um dia afortunado. Mais duas escolas e quase 1500 alunos beneficiados. Somos pequenos se andarmos a sós, mas, com o amor de Deus, a junção de uma equipe e disposição para poder executar com força nosso trabalho, vamos continuar rumo à excelência na rede municipal de ensino”, reforçou.

As unidades passaram por diversas intervenções como pintura geral, revisão da rede elétrica e hidráulica, reforma dos sanitários, instalação de esquadria de alumínio, reforma das quadras, além de assentamento de piso, reforma no depósito de merenda, substituição de quadros nas salas de aula, instalação de bebedouros e novos armários, total reforma do telhado, reforma no laboratório de informática da João Pedro e implantação do laboratório da Recanto dos Coqueiros, que tem 18 computadores.

Melhorias – Luís Lopes, gestor da Municipal João Pedro dos Santos, afirmou que essa foi à primeira reforma desde a municipalização da unidade, em 2004. “Estou totalmente realizado e honrado. Após exatamente cinco anos e 43 dias, pude receber com imensa felicidade a unidade totalmente apta para dar uma educação de qualidade. Se já mantínhamos toda garra para ter ensino e dignidade andando juntos, imagine agora” ressaltou.

A aluna Elaine Rebeca Silva, 9 anos, estudante da João Pedro, achou as novas instalações lindas. “As pinturas nos muros deram vida ao que eram rabiscos de lápis e canetas que os próprios alunos às vezes faziam”, disse Elaine com sorriso no rosto. Segundo a diretora da escola Recanto dos Coqueiros, Norma Sueli Baião, a reforma deu vida a escola. “Até parece que temos agora uma nova identidade”, destacou.

A Municipal Recanto dos Coqueiros tem capacidade para atender 210 alunos da Educação Infantil ao 5º ano, nos turnos matutino, vespertino. A unidade possui cinco salas de aulas e recebeu a implantação do novo laboratório de informática com 18 novos computadores.

Já a Escola Municipal João Pedro dos Santos tem capacidade para aproximadamente 1250 estudantes e tem embasado os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Projovem e Escola Aberta.