Na Escola Municipal São Francisco Xavier, localizada nas Granjas Rurais Presidente Vargas (GRE Cajazeiras), cerca de 40% dos alunos estão frequentando as aulas semipresenciais. É o caso do pequeno Willian Levy, 6 anos. Antes de iniciar as aulas, na semana de acolhimento, a mãe dele foi conhecer a estrutura montada para a retomada das atividades. “Eu me sinto segura em trazer meu filho para a escola, que está com todo o protocolo de higienização e cuidados. Fiz questão de acompanhar tudo de perto. Meu filho retorna para casa muito mais feliz’’, disse.
A gestão da escola realizou uma pesquisa para saber a opinião dos pais em relação ao retorno das atividades. E o resultado foi uma boa receptividade por parte dos responsáveis pelos alunos, que desejavam a volta às aulas presenciais. “De acordo com as informações que colhemos nos termos, as famílias optaram pelo retorno das aulas porque os seus filhos sentiam necessidade de estar presencialmente na unidade escolar. De um modo geral, as crianças estão muito felizes com a retomada e os responsáveis mais tranquilos quanto à questão dos cuidados sanitários’’, afirmou.
De acordo com a professora Joelma Cruz, a comunidade escolar vem usando da criatividade para essa nova realidade de atividades semipresenciais. ‘’Foi criado um roteiro de atividades que vem dando certo. Iniciamos sempre com atividades individuais, servimos para eles o café da manhã, para depois entrar com os conteúdos. Mas as nossas manhãs sempre tem muita música, dança e animação, e eles adoram’’, enfatizou.