Chanceler alemã participa de evento esportivo na Boca do Rio

16 de jun de 2014 - dev

A chanceler alemã Ângela Merkel, considerada a mulher mais poderosa do mundo pela Forbes, esteve na manhã desta segunda-fira (16) no bairro da Boca do Rio, em Salvador, para acompanhar as atividades do Festival da Bola. O projeto é fruto da parceria da (SMED) Secretaria Municipal da Educação (SMED), por meio da Diretoria Geral de Esportes e Lazer (DGEL), com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e os institutos Fazer Acontecer e Pró Mundo.

O festival tem como objetivo promover a inclusão de jovens e adolescentes através da cultura e do futebol, usando o esporte como ferramenta social e de integração. O projeto é realizado em seis semanas e acontece simultaneamente em outras três capitais: Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Temas como Cultura da Paz, Meio Ambiente e Diversidade de Gênero são trabalhados no projeto que beneficia 250 alunos e alunas de 8 a 18 anos da rede municipal de Salvador.

Bem ao estilo baiano, a chanceler foi recepcionada com o som percussivo da banda afro Malê Debalê e por crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Salvador que participam do projeto. Ainda na chegada, Merkel recebeu das mãos de uma moradora do bairro folhas de Oxóssi – orixá da caça e fartura no candomblé, que, segundo os adeptos da religião de matriz africana, são utilizadas para proteção contra mau olhado.

Apesar do clima de descontração, a visitante alemã preferiu não arriscar um palpite sobre a seleção que vencerá a Copa 2014. “Não posso me comprometer”, brincou. O evento contou com a presença da vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, do secretário municipal da Educação, Jorge Khoury, do diretor-geral de Esporte e Lazer da SMED, Téo Senna, além de representantes do Instituto Fazer Acontecer, UNICEF e jornalistas internacionais.

Durante a visita, a chanceler conversou com os alunos do projeto, que estavam ansiosos pelo encontro. “Foi uma honra conversar com ela. Já sabia que ela é a mulher mais importante do mundo e poder ser vista por ela enquanto jogava futebol foi muito bom, acabei me sentindo importante também. Estava torcendo para Portugal por causa de Cristiano Ronaldo, mas passei a torcer pela Alemanha porque eles são muito legais”, comemorou Diana Mendes, 14 anos.

O secretário da Educação, Jorge Khoury, ressaltou a importância da cooperação entre os países. “Essa integração Brasil-Alemanha importante para firmar o legado para os meninos e meninas e para cidade”, destacou. “A presença da chanceler mostra o quão valoroso é o nosso projeto e que ele vai funcionar como um verdadeiro legado social e esportivo, marcando para sempre a vida desses jovens”, completou Téo Senna.

Sascha Bauer, coordenador do projeto, também estava muito contente com se mostrou contente com os resultados da parceria. “A alegria desses meninos em jogar futebol é aproveitada para que eles tenham a mesma alegria ao absorver conhecimentos. Fico muito feliz por notar que está o projeto está funcionando e que tanto as crianças, quanto os professores, gostam muito”, ressaltou o alemão que mora a 9 meses no Brasil.