Responsabilidade social é um quesito que não falta à Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). Hoje (28), a sua Coordenadoria Regional (CRE) de Pirajá contemplou a comunidade de Castelo Branco com o Dia de Cidadania e Promoção à Saúde. A ação, que é fruto da parceria com o Distrito Sanitário de Pau da Lima, ofereceu aos moradores e estudantes da região diversas atividades culturais, educativas, torneios esportivos, apresentações teatrais, além de serviços gratuitos.
Outro parceiro foi a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que contribuiu com a realização de exames de glicemia e pressão arterial, aplicação de flúor, orientações sobre técnicas de escovação dentária e esclarecimento sobre vigilância sanitária. Antônio Reis de Oliveira, que é morador de castelo Branco, aproveitou para fazer alguns exames médicos que estavam pendentes. “Há tempos que tento ir num posto de saúde, mas sempre desisto por conta da distância. Essa iniciativa facilitou muito a minha vida”, elogiou.
Além disso, toda comunidade teve acesso a outros serviços importantes, o que agilizou alguns procedimentos rotineiros. A Coelba, por exemplo, teve direito a um stand, onde abriu espaço para negociação de contas e orientação sobre troca de lâmpadas e manuseio em equipamentos elétricos. Alguns documentos também puderam ser providenciados, como a retirada de 2ª via de RG e Título de Eleitor.
Segundo a coordenadora regional de Pirajá, Gízia Alvez, outras atividades de cunho social, como palestras sobre higiene e segurança doméstica foram abordadas durante o dia. Ela explicou que o bairro de Castelo Branco foi o escolhido por ser um local muito carente e que precisa de uma atenção especial do poder público.