Cidade Baixa recebe mais duas escolas reformadas

20 de out de 2008 - dev

Construção de salas modernas e biblioteca, instalação de depósito de merenda, troca de telhado, assentamento de piso cerâmico, pintura geral e revisão nas redes elétrica, hidráulica e de esgoto são as obras realizadas nas escolas Sociedade Tomé de Souza e Centro Municipal de Educação Infantil Baronesa de Sauípe, inauguradas nos dias 16 e 17 respectivamente.

A diretora da Tomé de Souza, Joélia Rangel, destacou a importância de lecionar e estudar num ambiente limpo e reformado. Para ela, não basta ter profissionais capacitados para oferecer às crianças uma educação de qualidade. “É preciso que a escola tenha espaço de recreação, um depósito de merenda dentro dos padrões da vigilância sanitária, carteiras confortáveis e banheiros limpos. Isso tudo a SMEC ofereceu aos nossos alunos. Agora, resta-nos preservar”, ressaltou.

A presidente da Associação de Moradores do Uruguai, Valdemira de Assis, reforçou as palavras da diretora e declarou que o forte laço de união entre a SMEC, escola e comunidade vem trazendo bons frutos e faz a diferença na educação de Salvador. “A Cidade Baixa não recebe uma atenção especial, como esta, há décadas” desabafou. Ela associou sua afirmação às reformas de outras intervenções realizadas em mais três escolas da região, pela atual gestão.

Juntas, as duas escolas atendem a mais de 800 alunos. A Baronesa de Sauípe, destinada a atender alunos da Educação Infantil possui cinco salas de aulas, área coberta, parque infantil, biblioteca e auditório. A Sociedade Tomé de Souza, além de Educação Infantil, atende estudantes do Ensino Fundamental, Telecurso e EJA.

Agora, já somam 75 escolas completamente reformadas, desde o início da atual gestão. Segundo a Secretaria de Educação e Cultura, até o fim deste ano serão entregues à população soteropolitana mais 30 unidades restauradas. Ainda em outubro, a cidade vai receber a Escola Municipal União Comunitária, na Vila Rui Barbosa.