Rede municipal terá 12 mil crianças de até 3 anos na educação em tempo integral em 2017

04 de nov de 2016 - Mídia

Crianças estão matriculadas em creches e pré-escola Primeiro Passo

A partir do próximo ano, todas as crianças de 0 a 3 anos vão estar estudando em tempo integral na rede municipal de ensino. Ao todo, são 12 mil crianças dessa faixa etária, que estão nas creches e pré-escola Primeiro Passo, que integram o Programa Combinado, como a de São Marcos, entregue nesta sexta-feira (4).

Segundo o prefeito ACM Neto, que inaugurou a unidade nesta manhã, a proposta é ampliar a educação em tempo integral para todas as crianças até os 5 anos. “Todas as crianças de 0 a 3 anos já vão estudar em tempo integral em fevereiro de 2017, quando começar o ano letivo. A nossa ideia é expandir isso para as crianças de 4 e 5 anos até 2020”, afirmou.

A ampliação deve acontecer de maneira gradativa, de acordo com a secretária municipal de Educação (Smed), Joelice Braga. “A nossa prioridade no momento na educação infantil é pra creche, de 0 a 3 anos. A nossa grande meta é que todas as crianças estudem em tempo integral. Para isso, vamos trabalhar de forma gradativa para que elas passem o dia inteiro na escola”, explicou a secretária.

A educação em tempo integral, de acordo com o prefeito, possibilita uma melhoria na aprendizagem das crianças, além de facilitar a vida das famílias. “Na educação infantil, o ensino integral é quase que imprescindível, porque facilita a vida dos pais. Permite que a criança chegue na escola logo cedo, tenha cinco refeições, tenha todo cuidado e atenção, enquanto os pais podem ganhar seu sustento sem nenhuma dificuldade”, completou o prefeito.

É o que pretende fazer a doméstica Rita de Cássia Silvani, que foi conhecer a nova unidade inaugurada em São Marcos, e já quer matricular o pequeno Adson, que agora tem 2 anos. “Eu parei de trabalhar para ficar com ele, eu continuo fazendo bicos para me sustentar, mas quando ele começar a estudar, volto a trabalhar”, disse. Perto de casa, ela diz que não vai ter dificuldade para levar o filho até a creche.

“É bom porque fica aqui perto, dá para vir andando com ele e depois vou trabalhar”, disse. A diretora da nova creche, Sônia Leite, afirmou que a escola vai atender a uma grande demanda de educação infantil no bairro. É extremamente importante devido à demanda que temos aqui. Estou grata porque vamos poder oferecer uma educação de qualidade para a comunidade”, disse.

A creche segue o padrão das unidades Primeiro Passo, com capacidade para 405 alunos, e têm 783m² de área construída. Cada unidade tem 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade.