Três vezes por semana as crianças da Escola Municipal Osvaldo Cruz, situada no Rio Vermelho (GRE –Orla), se reúnem virtualmente para uma tarde de contação de histórias. O projeto Clube Virtual de Leitura, idealizado e desenvolvido pela bibliotecária Cláudia Costa do Nascimento tem a proposta de difundir a leitura fora da sala de aula com o intuito de tornar o aluno protagonista de sua história.
São três salas específicas para cada nível de leitor, a criança tem monitoria individual e a escolha do livro é livre. As obras são disponibilizadas em PDF, Links de bibliotecas virtuais ou livros físicos. A maneira de contar a história fica a critério do estudante, geralmente são representadas por desenhos. Ao final da apresentação é realizado um sorteio para a escolha do próximo a se apresentar.
Conforme a idealizadora do projeto, a intenção é reforçar os laços afetivos, da criança consigo, entre a criança e os pais e/ou responsáveis; a criança e a equipe escolar. “Essa convivência é fundamental para o desenvolvimento neurológico do aluno, pois ajuda na sociabilidade, desenvolve a imaginação, amplia a visão de mundo e ajuda no aprendizado. Ou seja, reverbera em sua vida”, destaca Cláudia Nascimento.
Na tarde desta terça-feira (17), participaram da reunião as crianças do Nível 1 do G4, G5 e 1º ano. Pietro Henrique do Nascimento Barbosa apresentou sua interpretação do livro Era Uma Vez Um Gato Xadrez. A contação de Pietro foi ilustrada com marionetes de gatos coloridos, feitas por ele e sua mãe Nara Silva do Nascimento. “Decidimos desenhar os gatos bem coloridos para ficar bem divertido para que todos acompanhassem a contação com muita alegria”, explica.
Visando fornecer apoio aos alunos, alguns bibliotecários, da rede municipal e estadual, desenvolveram o site www.bibliouni.com, que dispõe de biblioteca virtual, podcasts e download gratuito de livros, Contação de Histórias e resenhas de livros.