Cmei União Boca do Rio ganha sala de AEE

10 de maio de 2023 - Jornalismo

 

O Centro Municipal da Educação Infantil (Cmei) União da Boca do Rio, situado em Itapuã, ganhou na terça-feira (9), uma Sala de Recursos Multifuncionais(SRM) onde é realizado o Atendimento Educacional Especializada (AEE). Um espaço destinado para o atendimento das crianças público alvo da Educação Especial (Pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação – MEC/SECADI/2008).

Um professor especializado vai trabalhar as necessidades educacionais específicas apresentada pela criança, traçar estratégias para que ela se desenvolva e se integre nas atividades na sala de aula comum no turno oposto, com mais autonomia e independência. “A sala de AEE existe para promover a inclusão escolar dos alunos e alunas que fazem parte do público da Educação Especial. Esse espaço tem a proposta de desenvolver a autonomia do aluno, no que se refere as habilidades cognitiva, motora, sensoriais e comunicativa”, explica Maria do Carmo Passos coordenadora pedagógica da Smed.

Amanda Reis, diretora Cmei União da Boca do Rio, ressaltou que a sala de AEE, tem a finalidade de agregar e ajudar as crianças com necessidades educacionais específicas. “A abertura da sala, traz pra gente um novo momento de apoio e fomenta o estudo na escola, temos 16 crianças com necessidades educacionais específicas matriculadas aqui na unidade, mas essa sala de AEE não atenderão somente a escola, atenderá também as crianças do entorno, de escolas que ainda não possuem essa sala para realizar esses atendimentos.”

A professora Adenice Duque, há 19 anos está na rede e há 1 ano a frente dessa especialidade na unidade, segundo ela, esse momento foi muito esperado, pois sabe da importância de uma sala como essa para dar autonomia e desenvolvimento às crianças com necessidades educacionais específicas. “Eu me sinto muito feliz e realizada com esse processo que era algo que já pensava há algum tempo, agora estou diante desse serviço, garantindo a inclusão e o desenvolvimento da autonomia dessas crianças, me deixa muito feliz, enquanto educadora”, destacou.

Quem também estava emocionada foi Neuma Fiminello de Jesus, auxiliar administrativo e mãe de aluno especial matriculado na unidade, ela relata que, a escola acolheu o filho, e hoje o pequeno Arthur de 3 anos de idade, está fazendo coisas em casa que ela nunca imaginou. “Para mim está sendo uma realização, estou muito emocionada, sou mãe solo de duas crianças e para mim essa sala é de suma importância, Arthur se desenvolveu muito aqui no Cmei, ele está hoje em um nível que eu consigo me comunicar melhor com ele e essa junção da terapia com a escola e agora com a sala do AEE aqui na unidade é para mim, uma realização”.

 

Fotos: Enaldo Pinto