CMEI Cecy Andrade realiza 3ª Edição da Festa Literária.

13 de nov de 2018 - Publicidade

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cecy Andrade, localizado no bairro de Sussuarana, realizou na ultima quinta-feira (8), a 3ª Edição da Festa Literária do Cmei Cecy Andrade (FLICECA), que teve como tema: “Histórias que ouvi, me vi e gostei: o protagonismo negro na Literatura Infantil”. O tema do projeto pedagógico deste ano contempla de forma ampliada as questões étnico-raciais que envolve o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e visa fortalecer e valorizar a identidade das crianças.

De acordo com a diretora Roberta Souza do Carmo, a palavra de ordem é empoderar. “Sabemos que os nossos ancestrais tem uma história muito bela de resistência, de fortalecimento, de luta, que é importante que as crianças conheçam e se apropriem dessas histórias, para que possam ser multiplicadores. É importante que cada um se perceba dentro da comunidade onde vive, como ser integrante, com identidade e cultura próprias, para que cresçam  com a autoestima cada vez mais elevada”, enfatiza.

O projeto, que vem sendo desenvolvido desde o mês de abril, trouxe várias temáticas e histórias infantis focadas no protagonismo negro, fazendo uma homenagem a personalidades com grande referência social, principalmente no bairro de Sussuarana. Uma delas foi o poeta, produtor musical, capoeirista e um dos criadores do projeto Sarau da Onça, Sandro Sussuarana. Ele foi um dos palestrantes do evento e falou sobre a importância da representatividade. “Fiquei surpreso e ao mesmo tempo feliz com essa homenagem. Pra mim foi uma honra, pois já faço um trabalho de valorização da identidade com as crianças da comunidade há muito tempo. Cresci aqui e esse espaço faz parte da minha vida. Ter esse reconhecimento por parte de toda a classe escolar do bairro só me faz ver que estou no caminho certo e que jamais vou parar de levar o meu conhecimento para os pequenos”, destaca.

Além das salas ambientadas com as releituras dos livros infantis, o evento contou com mesa de bate papo temática sobre o protagonismo negro, nas quais os professores falaram sobre o assunto, além de oficinas de tranças, turbantes, musicalização, contação de histórias, apresentações do reconto “Pretinha de Neve” pelos alunos de Pedagogia da UNINASSAU e, apresentação de dança dos alunos da escola municipal Acelino Maximiniano da Encarnação e do grupo Malê de Balê.  O grupo “As três Marias” trouxe para o ambiente escolar a ciranda e a contação de histórias e houve também a “Hora do Cordel” com o professor e cordelista Sérgio Bahialista. O encerramento do projeto foi realizado na sexta-feira (9) com outras atividades e apresentações.