CMEI Cid Passos é referência em educação infantil

22 de ago de 2008 - dev

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cid Passos, sediado no bairro de Coutos, recebeu nesta quinta-feira (21) a visita de pesquisadores, estudiosos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, auxiliares infantis e educadores que participam do Seminário Latino Americano – Um diálogo entre o público e privado na defesa da cultura da infância.

A criança, sua forma de ver a vida, sentir e agir no mundo são os assuntos que serão abordados nas principais discussões promovidas durante o evento, que tem como objetivo proporcionar melhorias para a educação infantil. O seminário em Salvador, conta com participantes de outros eventos sob o mesmo tema realizados na cidade do norte da Itália e em outros países da América Latina.

O CMEI Cid Passos foi escolhido por já desenvolver a idéia piloto desenvolvido na Reggio Emilia (Itália). “É muito importante para nossa escola receber todos esses profissionais aqui, pois isso é a prova de que estamos conseguindo alcançar o nosso ideal de desenvolver o modelo educador infantil ensinado e proposto na Reggio Emilia”, diz a diretora, Patrícia Barral.

Os visitantes conheceram toda a estrutura da CMEI Cid Passos, e assistiram a diversas apresentações musicais criadas pelos próprios alunos. “Eu acho que essa iniciativa é fantástica e se torna mais especial por estar sendo realizada aqui na Bahia, um lugar que tem muita riqueza cultural”, diz a coordenadora de educação infantil do Instituto Teresa Valse- Uberlândia/MG, Luciana Ribeiro.

Segundo a professora do grupo cinco de educação infantil, Gilmara Cunha, o modelo usado pela cidade Reggio Emilia é importante, pois trabalha muito a pedagogia usada em sala de aula e as 100 linguagens utilizadas pelas crianças como forma de expressão, dessa forma, é possível identificar de que forma os estudantes percebem o mundo. “Nosso ideal é trabalhar as políticas e diretrizes de desenvolvimento integral das nossas crianças e garantir todos os seus direitos”, finaliza Cunha.

Os seminários acontecem de 21 a 23 de agosto, no Hotel Blue Tree Tower. Mais informações através do telefone 71 3240-1461.