Inaugurada juntamente com o Centro Social Urbano de Pernambués, em 26 de março de 1978, com o nome de Escola CSU, a unidade de ensino se tornou alguns anos depois o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) CSU de Pernambués, completou 45 anos de existência. Trata-se de um espaço de referência na região por conta do trabalho diferenciado e voltado exclusivamente para o público de 2 a 5 anos.
Devido à importância da data, foram realizadas diversas atividades comemorativas ao longo deste mês. Foram ações pedagógicas que envolveram as crianças em pesquisas desde a história da escola, do bairro e da cidade, até a organização da festa de aniversário que ocorreu na sexta-feira (24). No domingo (26), houve ainda uma comemoração organizada pelo bairro, com atividades sociais e de lazer voltadas à comunidade.
Nesta semana, foi a vez dos alunos de 4 e 5 anos do Cmei complementarem seus estudos sobre a história da cidade e de celebrarem o 474º aniversário de Salvador com um passeio por alguns pontos turísticos da capital baiana. A vivência foi proposta pela equipe pedagógica como uma oportunidade para que as crianças possam conhecer cada vez mais as suas origens e valorizar toda a ancestralidade que envolve a formação do nosso povo, através da fundação da Primeira Capital do Brasil.
“Temos o propósito de manter viva a história dos nossos espaços, colocando as crianças no protagonismo destas ações e envolvendo toda a comunidade na missão de conhecer, valorizar e perpetuar os saberes ancestrais que construíram toda a nossa base sociocultural. Lutamos por uma Educação cada vez mais inclusiva, sobretudo nessa perspectiva: do acolhimento e respeito às diferenças, da valorização do nosso povo e das nossas origens”, ressalta a professora Carla Paiva, gestora da unidade.