Cmei Eliezer Audiface promove Semana de Acolhimento para professores, alunos e famílias

18 de ago de 2021 - Jornalismo

Com a proposta de acolher os profissionais da educação, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Eliezer Audíface, localizado em Luiz Anselmo (GRE-Centro), realiza, de 16 a 20 de agosto, encontros e ações de acolhimento aos professores.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, tudo foi organizado seguindo os protocolos de higienização e distanciamento social. “Tem sido um momento de crescimento e acolhimento para toda a equipe, principalmente para reforçar os protocolos sanitários, já que temos uma data definida para o retorno. A semana foi organizada porque entendemos que quem cuida do outro também precisa ser cuidado para darmos o nosso melhor”, disse a gestora Ruth Nery da Hora.

Para ela, trabalhar com Educação Infantil requer um cuidado mais apurado “Precisamos também respeitar o espaço da criança, e a partir disso, tratá-las como gostaríamos de ser tratados. Estamos trabalhando com essa questão do “eu” e das emoções. Como podemos ressignificar esse momento de distanciamento”, frisa.

Dentro da programação, a gestão da escola dividiu o acolhimento em três etapas: a primeira, em uma reunião online; o segundo momento, com os professores e as famílias, e o terceiro, o encontro com as crianças. “Fizemos questão de direcionar para um atendimento individualizado esse encontro com as famílias”, pontua.

Jaiane Nascimento Silva, mãe da pequena Maria Júlia Nascimento, 3, esteve na reunião de acolhimento e considera importante a visita à escola, antes da retomada. “Estou segura, pois vejo que toda a equipe do Cmei está preparada para cuidar das crianças com muito cuidado e responsabilidade. Eu não tenho do que reclamar. Quando compareço sou bem recebida e eles nunca deixam nada a desejar”, afirma.

A coordenadora pedagógica, Roberta Ribeiro, pontua que esse período de pandemia é de muito aprendizado, principalmente para as famílias que passaram por momentos de tristeza. “O nosso encontro nesse momento é de escuta com as vivências de cada um. Percebemos que as famílias estão felizes com o retorno presencial por entenderem a importância do espaço da escola para o desenvolvimento das crianças. É uma nova forma de trabalho, e vamos aprender isso junto”, conclui.