Cmei Luis Eduardo Magalhães comemora a Semana do Livro Infantil com contação de histórias

16 de abr de 2024 - Jornalismo

No Cmei Luis Eduardo Magalhães comemorou a Semana do Livro Infantil, nesta terça-feira (16), com muitas brincadeiras, leitura, cantigas de roda e contação de histórias. No período da manhã, os alunos do G5  tiveram um encontro com Nairzinha, cantora, compositora, escritora, e pesquisadora do folclore infantil brasileiro há 40 anos.

“Essa foi uma iniciativa da equipe de professores da pré-escola, e o objetivo é estimular cada vez mais nossas crianças a terem interesse pela leitura. A rotina deles em sala de aula é muito nessa linha do encantamento da magia dos livros, mas hoje teremos o dia inteiro de atividades lúdicas aqui na sala multiuso”, explica Lídia Ribeiro, gestora.

A professora do G5 Rosangela Rocha, idealizadora do encontro afirma que o educador é modelo de leitor e por isso é seu dever estimular a leitura nas crianças. “A proposta de trazer Nairzinha para a escola foi pensada pelo grupo de professoras, para proporcionar uma vivência encantadora, que é muito significativa nessa faixa etária, para nossos alunos”, disse.

Nair Spinelli Lauria, carinhosamente chamada de Nairzinha tem mais de 500 cantigas de roda, trabalha há 27 anos capacitando professores a compreenderem que, educar pela cultura é mais fácil. “Agora que sou avó, resolvi contar para as crianças a história dos povos através das brincadeiras, só consegui a publicação do primeiro volume. Estou batalhando por uma editora que tenha interesse em publicar os 10 volumes da coletânea ‘Avó que brinca”.

Nairzinha tem 18 livros publicados para adultos e está com uma proposta de doar para a Casa das Histórias, a parte física da pesquisa sobre a cidade de Salvador. “A minha mensagem aos pais e professores é que leiam para as crianças, mas façam isso incansavelmente, pois quem lê conhece o mundo, aprende a entender a realidade e desenvolver seu senso crítico”.

Fotos: Enaldo Pinto