Cmei Virgem De La Almudena completa 14 anos de fundação

06 de abr de 2021 - Publicidade

 

 

Inaugurado no dia 29 de março de 2007 pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal de Educação, pela Cooperação Espanhola e Associação PRACATUM -APAS- Ação Social, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Virgem De La Almudena (GRE Centro), completou 14 anos na mesma data em que a cidade de Salvador celebrou 472 anos de fundada. O nome da unidade de ensino foi escolhido em homenagem à padroeira da Cidade de Madrid na Espanha, a Virgem de La Almudena, país que financiou na época, a construção da escola que posteriormente passou a ser administrada pela capital baiana.

“Há catorze anos um sonho se realizava no bairro do Candeal, nascia o Cmei Virgem de La Almudena, fruto do desejo da comunidade local em receber um espaço educativo onde os meninos e meninas na primeira infância pudessem ter o processo educacional garantido em consonância com a realidade artística e cultural”, recorda Isa de Jesus Coutinho, diretora do Cmei.

A arquitetura do prédio é ampla e moderna, o funcionamento ocorre no regime integral atendendo no atual momento 106 crianças distribuídas em duas turmas de creche e três turmas da educação pré-escolar. O corpo profissional é constituído por onze docentes, cinco auxiliares de classe, três agentes de serviços gerais, duas coordenadoras, duas vices diretoras, duas manipuladoras de alimentos, dois agentes de portaria e a diretora. Contando também  com uma agente da  educação. A primeira equipe gestora e fundadora da unidade permanecem até o momento, a exemplo da gestora Isa de Jesus Coutinho e as vices Telma Behy Santos e Rosemeire Gervásio Sodré Machado.

A gestora relata que foi um desafio chegar numa escola que ainda estava em construção e sem equipe pedagógica montada. “Chegamos juntas, eu, a vice-diretora Telma Behy e a secretária Consuelo Miguez, num espaço onde só existiam paredes. Tivemos que pensar em todos os detalhes para que a escola se tornasse viva. Fazer Educação no Candeal é reconhecer um local onde os tambores educam e os ritmos se encontram. O bairro inspira arte, alegria e muito conhecimento. Assim descrevo minha percepção ao longo de catorze anos gerenciando a escola”, conta Isa.

Localizada numa comunidade acolhedora e parceira, o Cmei Virgem De La Almudena já recebeu várias gerações. “Trabalhar aqui é um grande prazer para todos nós, as famílias acreditam em nosso trabalho. São os irmãos que chegam, os primos, netos… Atualmente temos duas famílias que atendemos, ao longo dos 14 anos, só de uma atendemos quatro filhos, isso confirma a credibilidade da Escola Pública e uma equipe dedicada e comprometida”, ressalta a gestora.

Quem também esteve à frente das negociações e trâmites na compra do terreno e construção  do Cmei foi o cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown, figura ilustre do Candeal e primeiro músico Embaixador Ibero-Americano para a Cultura, que sempre quis levar educação para a comunidade e em todos os momentos está presente na unidade. O grupo adquiriu três terrenos onde foram construídos respectivamente: O Guetto Square, a Pracatum e o Cmei Virgem De La Almudena.

“Quando demos os primeiros passos para a construção dessa escola, um sonho de toda comunidade do Candeal, tivemos a ajuda valiosa da Cooperação Espanhola. E desde sua criação, acompanhei de perto a evolução do centro escolar nesses 14 anos, sempre foi um prazer e uma grande honra poder contribuir para a educação e o crescimento das crianças, pensando sempre em um mundo melhor, de mais belezas, mais compartilhamentos, levando adiante os valores que aprendi com minha mãe, meu pai e todos os meus mestres”, destacou.

Brown parabeniza a gestão escolar e fala da satisfação em ver a unidade beneficiando as crianças do bairro e educando gerações. “É muito importante ensinar às crianças como elas são multiplicadoras de saberes, e que são nossas esperanças vivas por um futuro melhor, de mais justiça social, mais igualdade de direitos e mais respeito. Quero, mais uma vez, parabenizar toda equipe do CMEI que vem lutando pela educação e pela construção de uma vida mais digna para cada criança e cada família de nossa comunidade. As revoluções acontecem através da educação. Não há outro caminho, outra saída. Precisamos acreditar e seguir esperançando, fazendo da esperança verbo, através de nossas ações.”

A maioria das crianças matriculadas na unidade são moradores do bairro e em proporção significativa, membros das mesmas famílias e filhos de mãe solteira. Ao longo de catorze anos de existência o CMEI já atendeu aproximadamente 1900 crianças. Vale ressaltar que até o ano de 2011 o funcionamento era em regime parcial e, apenas em 2012, deu-se início à Educação Integral. As crianças que concluem o período da Educação Infantil geralmente são transferidas para escolas municipais do entorno ou pequenas escolas de bairros próximos.

A professora Flávia Matos que também compõe o grupo desde o início, não esconde o prazer de lecionar no Cmei. “É maravilhoso celebrar os 14 anos do CMEI Virgem de La Almudena, local lindo, acolhedor, que possibilita conhecimentos, alegrias compartilhadas e crescimento na vida de muitas crianças. Parece que foi ontem, que ao som dos tambores do Candeal, inaugurávamos este espaço de saber. É um orgulho fazer parte dessa história.”

O Cmei recebeu muitas mensagens de felicitações através das redes sociais por parte de mães, pais, alunos, funcionários e ex-funcionários da unidade. “Feliz aniversário a nossa creche tão acolhedora, cheia de encantos, carinho e respeito. Parabéns a equipe de profissionais que compõem o quadro da escola, vocês são fantásticos”, disse Isabel Mendes, mãe da aluna Malu.

“Sou grato em poder estar trabalhando na unidade e junto com esse grupo, tenho um carinho muito grande por todos. Essa equipe é dez”, declarou o porteiro Jorni Rafael Canário.

A ex-professora Zélia Ávila, que ficou sete anos na unidade e iniciou a profissão no Cmei, fez uma breve retrospectiva emocionada. “Em dezembro de 2006 fui empossada como professora, cheia de expectativas e medos, em janeiro de 2007 fui convidada para participar do corpo docente do CMEI Virgem de La Almudena. Encarei a oportunidade como grande desafio para desenvolver novos projetos e métodos de ensino junto à comunidade do Candeal, que já era conhecida pela integração das crianças com a música, através de iniciativas já existentes no bairro”, recorda a ex-professora que atualmente é vice-diretora de outro Cmei .

 

Atuações e ações realizadas no Cmei:

Ao longo de catorze anos, sobre a relação oferta e demanda de vagas para o CMEI, foi possível constatar que cresce a procura pelo segmento creche em detrimento da pré-escola. As listas de espera para crianças de 4 e 5 anos são quase inexistentes, enquanto para os grupos de 2 e 3 anos há sempre um quantitativo possível de formar novas turmas. O número de crianças que deixam de frequentar é quase próximo de zero. Nos últimos dois anos, cerca de 0,2 % em 2017 e 0,12% em 2018 de abandono. Quando ocorre tal situação na maior parte das vezes está relacionado à mudança de bairro ou de cidade.

A unidade conta com um grupo de crianças que embora seja acompanhado por agentes comunitários e pelo posto de saúde do bairro, ainda apresentam muitas ausências por problemas de saúde. O que motivou a escola desde 2008 a fazer uma parceria com a Escola Bahiana de Medicina, que atua com grupos de crianças e de pais através de uma prática educativa e formativa.

Em 2017 aderiram ao Programa Saúde na Escola pelo Ministério da Educação, o trabalho desse programa atinge todas as crianças matriculadas e é composto por uma prática assistencial, interventiva e preventiva. As crianças são assistidas por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e dentistas. Muitas dessas ações ocorrem nas dependências do CMEI e em alguns momentos também com os pais. Acrescenta-se ainda, uma parceria com um profissional de psicologia que acompanha as crianças. Este profissional periodicamente realiza ações educativas com as crianças e com os pais, bem como promove encontros para trazer feedbacks sobre os alunos atendidos.

Destacam-se também na unidade os principais desafios da equipe gestora que: fortalecer e implantar a cultura digital no CMEI através do Programa de Educação Conectada disponibilizado pelo Ministério da Educação, e assim oportunizar as crianças e comunidades o acesso à Cibercultura e por fim continuar consolidando o trabalho junto à comunidade do Candeal e entorno, fazendo uma Educação de Qualidade no Município de Salvador.

Além dessas atuações foi criado também um plano estratégico que funciona desde o dia em que foi deliberado o fechamento das escolas em decorrência da pandemia da Covid-19. Na busca em estar sempre interagindo com os alunos e comunidade neste momento de restrições, resolveram, não permitir o distanciamento entre ambos. Através de vídeos e lives interativas e lúdicas, os professores disponibilizam atividades para os alunos poderem interagir com os familiares.