Cmeis desenvolvem projetos na conscientização de alunos e famílias sobre vacinação, uso de máscara e distanciamento

16 de jun de 2021 - Jornalismo

A pandemia do novo coronavírus causou mudanças no mundo inteiro. Fazer uso da máscara, higienizar as mãos, manter o distanciamento, são cuidados imprescindíveis para evitar a contaminação. Para cuidar dos alunos, famílias e funcionários, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Virgem de La Almudena tem promovido atividades remotas com o objetivo de orientar e conscientizar sobre questões relacionadas à Covid-19.

As atividades se desenvolvem no âmbito de um trabalho desenvolvido desde 2008 pelo Cmei Virgen de La Almudena em parceria com a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública para acolher as crianças da creche. Com a pandemia, o que antes era baseado em questões relacionadas às atividades escolares, de higiene, limpeza e desenvolvimento infantil, voltou-se para o apoio às famílias e orientá-las a lidar com a criança em casa.

As atividades remotas elaboradas pelo Cmei tem a proposta de educação e saúde para as crianças e familiares. As tarefas escolares têm relação com a higiene e esclarecimento sobre a Covid. Dentre os diversos encontros promovidos pela unidade escolar, houve a participação da pedagoga e mestra em Tecnologia Patrícia Rodrigues que fez uma oficina orientando os professores a utilizarem as plataformas digitais.

A gestão da escola fez mais de dez encontros online com profissionais da área de medicina, psicologia, psicopedagogia, pedagogia, no sentido de fazer um processo de formação em equipe, incluiu-se também a entrada do Ministério Público através da Acciber – programa que trabalha com crimes cibernéticos.

“Trouxemos o procurador Dario Kitz para falar sobre a importância desse acesso online, os cuidados que devemos ter. Realizamos encontros com o psicólogo Gilmar Matos para falar sobre a importância da alegria e da autoestima e com Rose Ramos doutora em educação, para falar sobre o ensino híbrido”, destaca a gestora Isa Coutinho.

De acordo com o médico e terapeuta Feizi Milani, que coordena um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina e Saúde Pública que dá suporte ao Cmei, quando o distanciamento social não era uma regra, a equipe desenvolvia um trabalho na sala de aula com as crianças e uma vez por mês esse encontro era com as mães e pais. “Tivemos que nos adaptar ao modelo online focado na saúde emocional. Os participantes fizeram relatos do quanto foram produtivos esses encontros e os benefícios para o bem estar da família. Abordamos temas como: A terapia do riso, o uso da arte como necessidade para a saúde emocional e gratidão”.

A escola tem realizado encontros virtuais com especialistas para orientar também os funcionários da unidade escolar e gestores convidados. Os temas debatidos foram: Convivendo com a Covid; Vacina – Como age e os efeitos. Esse último, apresentado pela médica infectologista e pesquisadora da Fiocruz, Fernanda Grassi, que esclareceu sobre os riscos de não tomar a segunda dose da vacina. Ela explicou o percentual de eficácia de cada fabricante e afirmou que para a população ficar mais tranquila, é necessário que 40% das pessoas tenham tomado a vacina. “A imunização é coletiva, por isso é importante que todos tomem a vacina, é preciso ter um número significativo para que possamos nos tranquilizar mais”, contou.

Conforme a gestora do Cmei Pio Bittencourt Consuelo Almeida, que participou da live, o trabalho de acolhimento e cuidado com a equipe docente e funcionários é importantíssimo. “A pandemia exacerbou sentimentos como medo, incertezas, angústias, que impactam diretamente no emocional do ser humano e afeta o desenvolvimento do trabalho. Nesse sentido, realizar ações de acolhimento psicológico às professoras, professores e funcionários é importantíssimo para fortalecer o emocional da equipe”.

Para atender esta demanda, a gestão do Cmei Pio Bittencourt criou em 2020 o Café Pedagógico, com encontros virtuais da equipe inteira com psicólogos, terapeutas e médicos de uma rede parceira da própria unidade de ensino.