Coleção Ler e Ser abrange quase 300 escolas da Rede Municipal

07 de abr de 2010 - dev

Educadores que trabalham com os grupos 4 e 5 da Educação Infantil participaram na manhã desta quarta-feira, 07 de abril, do lançamento da coleção Ler e Ser, que objetiva fomentar o gosto pela literatura e promover melhoria no aprendizado de crianças. O evento aconteceu no Hotel Sol Bahia Atlântico, com a presença de coordenadores regionais e pedagógicos, professores, gestores e representantes da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e da Humanidades Editora e Projetos, parceira da secretaria.

Serão quase 300 unidades de ensino da rede contempladas com o projeto. A ação faz parte do programa Leitores Interativos da organização e prioriza oferecer instrumentos de promoção ao hábito de leitura, através do estímulo à sensibilidade, criatividade e criticidade das crianças. A partir das histórias contadas nos livros, os estudantes podem participar como co-autores, pois são estimuladas criações individuais, através de desenhos e pinturas.

“Não é uma proposta de alfabetização, é um convite ao mundo da linguagem, ao mundo da literatura para os alunos”, declara o coordenador pedagógico da Secult, Manoel Calazans. Segundo o coordenador, esse é um material paradidático que já foi experimentado pela secretaria no ano de 2002, se tratando, portanto, de um projeto de educação do município, reconhecido pela qualidade e metodologia dinâmica.

A coordenadora regional de Itapuã, Enaide Tavares, esteve no evento representando todos os onze coordenadores regionais do município. De acordo com ela, todos estão muito felizes por causa do projeto, principalmente porque se trata de uma ação voltada para a educação infantil. “Reconhecemos a importância do projeto e da Secult, que vê a educação infantil como um espaço de letramento”, afirma.

Segundo a diretora da Escola Municipal Madre Judite, Joseni Silva, os professores da unidade estão muito animados. Com os livros em mãos, Joseni afirma: “Essa coleção valoriza a interpretação de cada um, de sua expressão, e a aprendizagem espontânea das crianças”.