Coleta Seletiva traz benefícios para Pituaçu

03 de jun de 2009 - dev

Consciência ambiental é um quesito que não falta aos alunos da Escola Municipal Recanto dos Coqueiros, que há dois anos iniciaram um trabalho de coleta seletiva por todo o bairro de Pituaçu e tem gerado bons frutos. Centenas de quilos de material reciclável poderiam estar despejados em lixões das ruas da comunidade, provocando danos ambientais, não fosse o engajamento dos 287 estudantes e educadores desta unidade.

Além da coleta de todo lixo escolar, os alunos fazem caminhadas pelo bairro à procura de plástico, vidro, papel, metais e garrafas Pet, que são separados e vendidos para empresas de reciclagem. Todo lucro do material vendido é revertido em cestas básicas, que são distribuídas para as famílias dos alunos que se encontram em estado de pobreza.

A equipe gestora da unidade decidiu iniciar a ação para tentar reverter um sério problema em seu entorno: a comunidade vizinha deposita todo lixo produzido próximo ao muro da escola. Outro fator que preocupa a população local é um possível surto de dengue, devido ao elevado acúmulo de pneus e garrafas Pet nas ruas. Segundo pesquisa do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Salvador, a iniciativa da escola resultou na redução de mais de 45% do lixo no local. A

A moradora Enedina Silvestre, de 60 anos, estudou na Recanto dos Coqueiros até o ano passado e ainda é considerada figura de destaque no trabalho de coleta seletiva. Entre as mais entusiasmadas da equipe, ela expandiu a consciência ambiental por toda Pituaçu e até mesmo em cidades de outro estado. “Lamento que a escola que estudo hoje não desenvolve ações dessa natureza, mas levo esse aprendizado para o resto da minha vida”, afirma.