Com investimento de R$9 milhões, Prefeitura inicia reconstrução de duas escolas no Alto das Pombas

11 de abr de 2024 - Jornalismo

A comunidade do Alto das Pombas vai receber duas novas unidades de ensino, que serão totalmente reconstruídas pela Prefeitura de Salvador. O prefeito Bruno Reis assinou na quarta-feira (10) ordens de serviço para a demolição e a reconstrução da Escola Municipal Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima e do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tertuliano de Goes. O evento contou também com a participação do secretário de Educação (Smed) do município, Thiago Dantas.

As obras terão um investimento de quase R$9 milhões e, além de uma infraestrutura mais completa e moderna, as duas unidades de ensino terão a ampliação do número de vagas, para receber mais crianças do Alto das Pombas. O Cmei Tertuliano de Goes atenderá 125 alunos por turno, e a Nossa Senhora de Fátima, 198 estudantes por turno.

Em seu discurso, Bruno Reis destacou que as obras eram uma reivindicação antiga dos moradores. “Me lembro que, durante as minhas caminhadas aqui pelo Alto das Pombas quando ainda era vice-prefeito, que a nossa diretora Karen e a nossa diretora Tarry me chamaram para entrar nas escolas e pediram que a gente mudasse essa realidade”, disse.

As duas unidades escolares terão salas de aula climatizadas, acessibilidade total, sala de leitura, refeitório, sanitários preparados para PCD, quadra coberta com vestiário, parque infantil, cozinha com triagem de alimentos, sala multiuso, auditório e mais uma série de ambientes que vão garantir conforto e segurança à comunidade escolar.

“E o que faltava aqui no Alto das Pombas nós teremos agora: em cima da escola, vamos construir uma quadra poliesportiva coberta, com vestiários, para que a garotada jogue bola e faça atividades físicas. São escolas de alto padrão, pois a nossa estratégia é fazer com que as crianças se sintam melhor na escola do que na sua própria casa. Por outro lado, as escolas dão conforto e segurança para que o professor exerça a nobre missão de ensinar”, completou Bruno Reis.

Titular da Smed, Thiago Dantas disse que os dois projetos foram construídos em diálogo com a comunidade, que preferiu manter as duas unidades em vez de concentrá-las numa única estrutura maior. “Esse é um investimento importante na educação da comunidade, um projeto feito, como são todos, com absoluto respeito e ouvindo os moradores. Eles fizeram considerações que consideramos importantes e manteremos duas escolas, uma de Educação Infantil e outra de Fundamental I”, disse.

Thiago Dantas destacou que a Prefeitura está neste momento executando o maior plano de investimento da história da Rede Municipal de Ensino, com investimentos de quase R$450 milhões. “Ainda nesta semana, vamos entregar a 27ª nova escola construída pela atual gestão. E, com essas duas aqui do Alto das Pombas, temos outras 24 em construção. Temos mais uma para assinar a ordem de serviço e, assim, chegarmos a 52 novas escolas em quatro anos. A educação segue avançando em ritmo acelerado para consolidar Salvador como referência em educação pública de qualidade”, afirmou.

Melhorias – Diretora da Nossa Senhora de Fátima há seis anos, Karen Daniele Rodrigues disse que a escola atende atualmente 200 crianças, e com a ampliação poderá chegar a 400 do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “O ensino dessa escola já é feito com bastante compromisso. Não à toa, conseguimos ter uma excelente nota no Ideb e excelentes índices de desenvolvimento. Tivemos uma das melhores avaliações do Prosa (exame realizado pela Prefeitura) no ano passado”, disse.

“Isso é fruto do compromisso de uma equipe que é muito comprometida com a educação. Então, a reconstrução da escola vem para nos trazer dignidade. A comunidade precisa ter espaços estruturais em que as crianças tenham conforto, tenham climatização, tenham espaço para desenvolver o currículo de educação física. Que bom que isso chegou aqui, ao Alto das Pombas”, completou Karen Daniele Rodrigues.

Tarry Cristina Santos Pereira é uma das gestoras do Cmei Tertuliano de Goes há 18 anos. “Tenho que falar o que representa essa construção. É a história de luta de mulheres que, durante toda uma trajetória, sempre lutaram pelo direito e pelo bem viver dessas crianças. O que está acontecendo agora faz parte da história de um quilombo urbano chamado Alto das Pombas. Se hoje chegamos a isso, temos que agradecer antes de tudo à comunidade do Alto das Pombas”, disse.

Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar / Secom PMS

Fotos: Enaldo Pinto / Ascom Smed