Começa amanhã curso de educação inclusiva

22 de jul de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) promove a formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino na educação inclusiva. São 50 educadores que trabalham com alunos cegos, surdocegos e com baixa visão. O curso acontece no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico da Secult (CAPS), das 8h às 12h e das 13h às 17h, e começa a partir desta quinta-feira (23 de julho).

O objetivo é fomentar a qualidade do atendimento aos educandos com necessidades educacionais, consolidar políticas e ações educativas centradas no respeito e valorização das diferenças, com vistas à inclusão física, social e acadêmica desses alunos.

Esta ação foi desenvolvida a partir da necessidade dos educadores de se comunicar e interagir com estudantes cegos, surdocegos, com baixa visão e autismo, bem como entender, valorizar e aperfeiçoar avanços dos mesmos nas interações pessoais e cognitivas e romper barreiras que se interpõem nos processos educacionais.

Cronograma

De 23 a 29 de julho (exceto sábado e domingo) acontece formação sobre Deficiência Visual com foco em Surdocegueira, Baixa Visão e Albinismo. Em agosto, no período de 3 a 7 de agosto (segunda a sexta-feira), acontece curso sobre Transtornos Invasivos do Desenvolvimento com ênfase no Autismo, voltado para 50 professores que ensinam para esses alunos. No total, serão 80h de formação.