Começa Jornada Pedagógica 2009

03 de fev de 2009 - dev

Hoje (dia 3), a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) deu inicio à Jornada Pedagógica, com objetivo de planejar o ano letivo de 2009. O evento aconteceu no Hotel Pestana e reuniu cerca 5 mil educadores da rede municipal, que assistiram à uma palestra, com o tema Educação dos Sentidos, ministrada pelo professor emérito da Universidade de Campinas (Unicamp), Rubem Alves.

Segundo o coordenador pedagógico da Secult, Manoel Calazans, a escolha do tema Educação dos Sentidos se deu porque o contexto se enquadra entre os princípios e diretrizes do órgão, que é inclusão social e direito à diversidade. “Para falar desse assunto, ninguém melhor do que Rubem Alves. A sua trajetória de vida e suas obras são ensinamentos suficientes para que os professores de Salvador intensifiquem os laços afetivos com seus alunos, para oferecer a eles uma educação de qualidade”, declarou.

O secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, iniciou seu discurso citando os principais avanços da educação em Salvador, em 2008, e reforçou o compromisso de garantir atendimentos especiais aos projetos pedagógicos. Em seguida, solicitou atenção dos professores para os temas da programação. “Cada um desses assuntos foram selecionados cuidadosamente, com o objetivo de que vocês absorvam ao máximo para garantir um ano letivo de sucesso”, afirmou.

A solenidade ocorreu no auditório principal do Hotel Pestana e transmitida através de vídeo conferência para outras 15 salas. Durante a tarde, a programação segue com oficinas temáticas diversas, como “Idéias e técnicas para contar histórias”, “A violência contemporânea e os reflexos no cotidiano escolar”, “Educação integral”, “Reforma ortográfica”, um dos temas mais esperados pelos docentes, entre outros.