No Encontro com as Escolas, evento online transmitido sexta-feira (03), pelo canal do Youtube do TRE-Ba foi anunciado o VIII Concurso de Redação e II Concurso de Desenho do Projeto Eleitor do Futuro. A Iniciativa surge da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que visa fomentar a conscientização de crianças e adolescentes acerca dos seus direitos e deveres como cidadãos. Participaram do encontro, representantes das GREs, Coordenadores da Smed e estudantes da Rede Municipal.
O regulamento dos dois concursos já foi encaminhado para as escolas. Poderão se inscrever estudantes do 6º ao 9º ano (Ensino Fundamental II) e alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos). O encontro foi mediado por Adriana Passos, chefe da Seção de Programas Institucionais SEPRI, da Escola Judiciária Eleitoral e teve como palestrantes o escritor e professor da Escola Municipal Amélia Rodrigues, João Fernando Gouveia e Ana Maria Fasani, Pós-graduada em Arteterapia Junguiana.
“Esse trabalho é muito significativo pra nossa rede, onde os alunos desde cedo vão tratar sobre cidadania, por meio da ludicidade com o concurso de desenho e exercitando as diversas linguagens através de um texto escrito que é o concurso de Redação. Em nome da Secretaria desejo que todas as alunas e alunos e corpo docente que estão engajados nesse projeto, tenham muito sucesso como foi todos os anos”, destacou Jaqueline Araújo, coordenadora de inclusão e transversalidade da Smed.
O concurso acontecerá em cinco etapas, a primeira a partir do dia 22/10, quando haverá a seleção das três melhores redações e desenhos, que posteriormente serão encaminhados para as respectivas GREs. A última etapa está agendada para o dia 25/11 quando será realizada a cerimônia de premiação no auditório do TRE-Ba, caso seja possível devido à pandemia.
“O desenho é poderoso instrumento da arteterapia, ele é uma autoexpressão. Desenhar estimula a atividade do cérebro. É importante que aqueles que estiverem acompanhando as crianças, incentivem a criatividade delas. Desejo aos participantes que optarem concorrer pela modalidade do desenho, que deixem ressoar a capacidade imaginativa e faça seu desenho da melhor forma”, aconselha Ana Maria Fasani.