Comunidade de Vista Alegre assiste às apresentações sobre a Consciência Negra no Subúrbio 360

30 de nov de 2018 - Publicidade

A comunidade do bairro de Vista Alegre, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, assistiu, na ultima quarta-feira (28), às apresentações artísticas realizadas por alunos das oficinas noturnas do Subúrbio 360.  O evento teve início às 18h30, com a fala da jornalista Cristiele França, apresentadora do programa Mojubá, da Rádio Metrópole, e que falou sobre a importância do empoderamento e ocupação de espaços pela população negra. “Precisamos estar atentos para entendermos que devemos ser protagonistas e não coadjuvantes da nossa história. O Subúrbio 360 é um espaço único, que permite vivências diferentes das do cotidiano, o que pode acabar mudando as perspectivas de futuro. Por isso, aproveitem e passem isso para os seus filhos, pois nós podemos ser o que quisermos e não deixem que ninguém diga pra vocês o contrário”, enfatizou.

Após as colocações da jornalista, começaram as apresentações e a primeira foi um solo, misturando elementos de dança e capoeira, com as professoras Thais Lopes, que ministra aulas de dança durante a semana para crianças, adolescentes e comunidade local e a Professora de Educação Física, Ábia Oliveira. De acordo com Thais Lopes, a apresentação foi construída como se fosse uma conversa entre instrumento e corpo. “Faço um solo de dança, enquanto a professora Ábia toca o berimbau. Eu aproveito o toque da capoeira e deixo o corpo falar por si”, detalha.

Em seguida, foi a vez do grupo de teatro “Vozes da Liberdade” se apresentar. Com apenas três meses de formação, os alunos da comunidade local, devidamente caracterizados, declamaram versos inspirados no poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves. O trabalho foi coordenado pelo professor Anativo Oliveira, professor de Artes Cênicas e Teatro no Subúrbio 360, que destaca o envolvimento dos alunos. “É incrível ver como esses alunos das oficinas noturnas se dedicam e ficam ávidos por esse tipo de trabalho e o momento de subir no palco pra eles é algo especial, pois estão mostrando o seu talento para a sua comunidade”.

Para finalizar o evento, os alunos do coral do Subúrbio 360, coordenados pelo professor Abdon Leone, se apresentaram, individualmente, com canções como Olhos Coloridos, de Sandra de Sá e “Zero a Dez”, de Ivete Sangalo.

Segundo a gestora do Suburbio 360, Celma Vitória, o principal objetivo das apresentações foi atendido. “Conseguimos trazer a comunidade para dentro do espaço que é dela, para perceberem, através das intervenções artísticas, a importância da Consciência Negra e a valorização das nossas raízes, através da demonstração daquilo que trabalhamos com as turmas da noite”, finaliza.