Comunidade do Nordeste de Amaralina recebe escola reformada

02 de ago de 2011 - dev

A reforma da Escola Municipal Professora Anita Barbuda foi bastante comemorada pela comunidade do Nordeste de Amaralina. A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) reinaugurou a unidade nesta sexta-feira (2), com a participação de alunos, professores, moradores e autoridades.

Gisele de Jesus, de 26 anos, acompanhou seu filho Marcos Paulo, 6 anos, durante toda a solenidade e ficou satisfeita com as novas instalações da escola. “O ensino da escola já era bom, agora com essa estrutura nova ficou melhor ainda. Todas as mães do bairro vão querer que seus filhos estudem aqui”, relata.

As apresentações do balé do Grupo É Vida, hip hop¬, fanfarras e capoeira animaram o evento. A aluna Maria Isadora, 7 anos, que estuda em tempo integral por meio do Programa Mais Educação, vai aproveitar as melhorias realizadas na unidade de ensino. “Agora temos parquinho para brincar, a quadra de esportes está nova e a pintura da escola ficou muito bonita”, conta.

A Municipal Professora Anita Barbuda tem capacidade para atender 400 alunos da educação infantil, ensino fundamental I (1° ao 5° ano) e Mais Educação. A unidade possui sete salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, áreas de lazer, quadra poliesportiva, cozinha, depósito de alimentação escolar e refeitório.

O titular da Secult, João Carlos Bacelar, que começou sua história política no Nordeste de Amaralina, prometeu melhorias para o bairro e para educação. “Semana que vem o prefeito João Henrique vai assinar a ordem de serviço para a reforma emergencial de mais 152 unidades, mostrando que a educação em Salvador é prioridade. Além disso, podem contar comigo para colocar o Nordeste no lugar que ele merece”, diz.

O secretário municipal da Saúde, Gilberto José, parabenizou o trabalho que a Secult vem realizando no bairro e anunciou mudanças no âmbito da saúde para a comunidade. “Seguindo a linha de Bacelar, que já reestruturou três escolas no bairro, vou construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) aqui no Nordeste e duas Unidades de Saúde da Família, além de melhorar a estrutura dos centros de saúde existentes”, esclarece.

Além dos secretários municipais estavam presentes na solenidade o presidente da Saltur, Claudio Tinoco; o deputado estadual, Luizinho Sobral; Alice e José Eleandro Barbuda, filhos de Anita Barbuda; o sub-secretário da Reparação Social, Edmilson Sales; o superintendente de Conservação de Obras Públicas de Salvador (Sucop), Sóstenes Macêdo, além de vereadores.

Recuperação da rede física – Com essa unidade, a Secult já entregou oito escolas totalmente reformadas nesses últimos meses. A secretaria realizou ainda um chamamento público para contratação de empresas de Engenharia para a reforma emergencial de mais 152 escolas. Além disso, outras 88 passam por reforma e a licitação para as obras de mais 30 unidades estão em andamento. Essas ações fazem parte do Plano de Recuperação da Estrutura Física das Escolas Municipais.