Concurso da Secult tem 112.837 candidatos inscritos

27 de set de 2010 - dev

O concurso público para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) tem um total de 112.837 candidatos inscritos. O balanço foi divulgado hoje (27) pela Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag), com base nas informações da Fundação Cesgranrio, contratada pela Prefeitura de Salvador para organizar e realizar o processo seletivo. São oferecidas 2.125 vagas para os cargos de professor, coordenador pedagógico e agente de suporte de serviços de copa e cozinha (merendeira).

Dos três cargos, o que atraiu o maior número de interessados foi o de merendeira, com 77.794 candidatos, para 300 vagas ofertadas. Ou seja, a média é de 259,3 candidatos para cada vaga. Para as 1.625 vagas de professor, concorrem 31.739 profissionais, e outros 3.304 disputam uma das 200 vagas de coordenador pedagógico (relação de 16,5 candidatos por vaga).

No caso dos docentes, 12.466 candidatos concorrem às mil vagas para professor da educação infantil à 5ª série (12,5 por vaga); 3.837 para as 60 vagas de professor de língua portuguesa (64 por vaga); 3.146 inscritos para 120 vagas de professor de educação física (26,2 por vaga) e 2.510 estão na briga por uma das 70 vagas disponíveis para ciências naturais (35,9 por vaga). Para quem concorre aos cargos de professor de inglês e história, a relação é, respectivamente, de 47,5 e 42,2 inscritos por vaga.

O menor número de inscritos foi registrado para professor de teatro: 173 candidatos ante 20 vagas ofertadas. O segundo cargo com menor procura foi o de professor de dança, com 176 inscritos para 25 vagas abertas pela Prefeitura. Com isso, a concorrência para o cargo é também a menor do concurso, com uma relação de sete candidatos para cada vaga disponível, inferior, inclusive, à relação candidatos/vagas para professor de teatro (8,7).

PROVAS

As provas do concurso serão realizadas no próximo dia 17 de outubro, em horário local. No período da manhã, das 9h às 13h, serão aplicadas as provas para os professores, e, no turno da tarde, para os candidatos que concorrem aos cargos de coordenador pedagógico (14h30 às 18h30) e agentes de suporte (14h30 às 17h30).

O candidato deverá chegar ao local das provas com uma hora de antecedência, munido de Cartão de Confirmação de Inscrição, do documento de identidade original (não vencido) com o qual se inscreveu e de caneta esferográfica, exclusivamente, de tinta preta fabricada em material transparente.

São aceitos como documentos de identidade válidos a Cédula Oficial de Identidade ou carteira expedida por órgãos ou conselhos de classe; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista ou Passaporte (documentação que, necessariamente, deverá conter fotografia do candidato). Como o documento não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas, esclarece a Cesgranrio.

Se o candidato não puder apresentar documento de identidade original válido no dia da prova, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 90 dias antes da realização da prova.

A Fundação Cesgranrio disponibilizará o Cartão de Confirmação de Inscrição dos candidatos, a partir do dia 8 de outubro, em seu endereço eletrônico (www.cesgranrio.org.br). O cartão trará os dados do candidato, seu número de inscrição, cargo, data, horário e local de realização das provas.